Parques Estaduais, Municipais e Particulares em Florianópolis

04 de novembro de 2014

Depois do café da manhã o guia da AdrenaIlha, Sérgio, veio nos buscar para o passeio de hoje. Estava programada uma travessia da Praia do Rio das Pacas até a Praia do Náufrago. Mas como o tempo estava bem ruim ele nos deu a opção de fazer alguns pontos de Florianópolis que contemplavam os Parques Estaduais, Municipais e Particulares da cidade. Gostamos da ideia e lá fomos nós.

Trilha Praia do Rio das Pacas até Praia do Saco (PE Serra do Tabuleiro)

No final da Praia do Pântano do Sul tem a entrada para a Praia do Rio das Pacas e lá deixamos o carro e seguimos a pé até a Ponta das Pacas. Lá de cima avistamos a Praia do Saco. A área fica dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Trilha para Praia do Saco
Praia do Rio das Pacas
Praia do Saco do Caldeirão

Lagoa do Peri

Voltamos para o carro e fomos até o Parque Municipal da Lagoa do Peri. Com entrada gratuita, o local conta com área de banho na lagoa e de recreação para crianças.

Entrada do Parque Municipal da Lagoa do Peri
Parque Municipal da Lagoa do Peri

Parque Estadual do Rio Vermelho

Já no bairro do Rio Vermelho visitamos esse parque (administrado pela Fundação do Meio Ambiente –  FATMA) que conta com 1 km de trilhas pavimentadas e guiada, por uma área que aloja animais silvestres e exóticos apreendidos pela Polícia Ambiental e também por aqueles que são abandonados por seus donos.
São 16 viveiros que com mais de 80 animais que, por causa dos maus tratos de seus antigos donos ou por não se adaptarem mais ao seu ambiente natural, precisam de proteção e alimentação.
O local ainda conta com a NUTRAS (Núcleo de Tratamento e Recuperação de Animais Silvestres) que cuida e tenta reiterar esses animais em seus habitats de origem. Um lindo trabalho de biólogos e pesquisadores que dependem de decisões estatais para continuarem seu trabalho. A trilha tem acesso para cadeirantes e local para picnic. A trilha ecológica fica aberta para o público de terça a domingo das 9:30 as 17h.

Macaco Bugio
Tucano de Bico Verde
Parque Estadual do Rio Vermelho
Lagoa da Conceição nos fundos do Parque Estadual do Rio Vermelho

RPPN Morro das Aranhas

Depois seguimos até o norte da Ilha de Florianópolis, no Costão do Santinho, onde visitamos a RPPN Morro das Aranhas, uma Unidade de Conservação particular que conta com 44 ha de área preservada (dunas, floresta secundária em recuperação, costões rochosos).

Trilha pela RPPN Morro das Aranhas
Lagoa na RPPN Morro das Aranhas

Alimentando uma tartaruga
Tartaruga comendo na mão

Numa lagoa deste local avistamos duas tartarugas (exóticas) que provavelmente foram deixadas lá por seus antigos donos, morrendo de fome… Alguém está levando comida para elas, pois havia pedaços de abóbora no chão. Peguei um pedaço e ofereci para uma das tartarugas que estava no meio da lagoa. Ela veio nadando, devagar, desconfiada… E acreditem: pegou o pedaço de abóbora das minhas mãos. Isso foi emocionante!

Voltamos a pousada e fomos jantar uma Sequência de Camarões (prato típico da Ilha) no Restaurante Casa do Chico, na Lagoa da Conceição.

Parques em Florianópolis
Mapa da aventura de hoje: Parques em Florianópolis

No dia seguinte voltamos para casa.

Impressões do destino

Florianópolis é linda! Muitas trilhas e costões rochosos de impressionar. O sul da ilha é mais rústico e bem mais vazio. Cinco dias na ilha foi pouco para tantos roteiros de aventura que ela oferece, por isso em breve voltaremos e faremos a ‘Volta na Ilha’ em 7 dias. E você já sabe, lugares que mesclam ‘praia – montanha – belezas naturais’ são os destinos mais empolgantes que existem. Você precisa conhecer… …porque a gente só preserva aquilo que conhece…

Veja o que mais fizemos em Florianópolis:

Trilha Armação, Lagoinha do Leste ao Pântano Sul

Praia da Joaquina e trilha da Praia Mole a Barra da Lagoa

Trilha Praia dos Naufragados

Santo Antônio de Lisboa

6 comentários sobre “Parques Estaduais, Municipais e Particulares em Florianópolis

1. Cristiane Dias

Conhecemos a "praia do saco" como "praia do saquinho". Não desceram até ela? Nós fomos até ela uma vez (antes da Bia nascer). Bem bonitinha, mas com muitas ondas fortes.
    A sequencia de caramão é obrigatória pra quem vai pra lá! Todas as vezes que vamos temos que sair pra comê-la. rs… Uma das melhores que já comemos foi na praia da Joaquina (há muito tempo). Nem sei se continua boa. rs.. Dessa última vez comemos na Barra da Lagoa. Chegaram a conhecer a Barra da Lagoa?
    Bjs

2. Carla Nogueira

Oi Cris!
    Pelo que o guia falou, tem a Praia do Saco e do Saquinho logo em seguida. Infelizmente o dia estava muito feio, por isso não descemos até lá…
    Sim a sequência de camarões é tradição!!!!
    na Barra da Lagoa só chegamos pela trilha, não demos uma volta no local… Mais um bom motivo pra voltar a Floripa e curtir muito mais…