Cachoeiras Gigantes de Santo Antônio do Rio Grande

22 de fevereiro de 2015

Acordamos cedinho e depois do maravilhoso café da manhã da Pousada da Mantiqueira, o guia da agência de Turismo de Aventura Remorini veio nos buscar para fazermos o passeio até as cachoeira gigantes de Santo Antônio do Rio Grande, pertencente ao município de Bocaina de Minas. Fomos com carro 4×4 da própria agência.

Pelo lado mineiro da região seguimos rumo a Mirantão (14,5 km de Maringá), antes reservamos nosso almoço no Restaurante da Leila.

Restaurante da Leila

Caminho de Santo Antônio do Rio Grande

Cachoeira do Rio Grande

Em Mirantão seguimos para a Vila de Santo Antônio do Rio Grande (24 km de Maringá). Visitamos a Cachoeira do Rio Grande, ótima área de banho e uma lanchonete.

Estacionamento da Cachoeira do Rio Grande

Cachoeira 5 Estrelas

Depois fomos à Cachoeira 5 Estrelas (200 m) caminho ao Mirante do Zé Manuela. Linda cachoeira com vários poços para banho. No local há um antigo moinha de farinha de mandioca.

Caminho a Cachoeira 5 Estrelas

Mirante Zé Manuela

Chegamos no Mirante do Zé Manuela (1800 m), na Serra Verde e nos deparamos com uma vista linda da região de Mauá. Nos dias de céu límpido pode-se avistar a Pedra Selada e o maciço das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia. No local ainda encontra-se uma plataforma de lançamento de asa delta.

Flores pelo caminho

Plataforma de lançamento de asa delta

Cachoeiras Gigantes: Paiol e Brumado

Descemos em direção ao mirante das cachoeiras gigantes Cachoeira Paiol (90 m) e Cachoeira Brumado (120 m), que fica no vale, entre as duas cachoeiras.

Cachoeira Paiol
Mirante entre as cachoeiras
Cachoeira Brumado

Lá pelas 17h fomos almoçar no Restaurante da Leila um leitão à pururuca divino! Porção bem servida e saborosa… Ai, ai… Depois voltamos para pousada para descansar.

Mapa de Maringá a Santo Antônio do Rio Grande
Mapa da aventura de hoje: região de Santo Antônio do Rio Grande

15 comentários sobre “Cachoeiras Gigantes de Santo Antônio do Rio Grande

1. Sebastião

Com a Natureza tão exuberante, acho uma agressão esses efeitos colocados nas fotos.
    Conheço a região toda, posso atestar que a imagem natural será sempre a mais bela e, principalmente, a verdadeira.

Olá Sebastião!
      Obrigada pelo seu comentário!
      Infelizmente muitas pessoas acham que o formato JPEG nas fotos é o melhor, mas não sabem que o modo RAW registra todos os dados da paisagem no formato cru e após a edição/revelação consegue a melhor performance da foto registrada. Nossas fotos são todas do modo RAW e por isso você sente essa diferença.
      Já a técnica ‘véu’ das cachoeiras é uma longa exposição do obturador da máquina no momento que se registra a foto. Não é edição! É uma técnica fotográfica!
      No fim, ficamos felizes com seu comentário, pois revela que nossas fotos causam efeitos nas pessoas e deixem elas curiosas para aprenderem um pouco mais sobre fotografia.
      Volte sempre!
      Abraços!
      Carla

Fomos a muito tempo, por isso não sei como está a região agora na época de carnaval. Tem outras cachoeiras para visitação além dessa na região. Sim, dá para ir com crianças.

2. Eduardo Pires

Esse lugar é maravilhoso! Élio e Carla, agradeço muito pelas dicas dicas detalhadas de vocês, quando comecei a explorar Santo Antonio do Rio Grande como turista, eu lia esse artigo muitas vezes.

Fiquei tão apaixonado, que há 2 anos, comprei um terreno e construi um chalé rsrs

Como eu trabalho com a criação de sites, e senti muita falta de informações sobre Santo Antonio na internet, eu resolvi fazer um site turístico, que é esse: https://cachua.com.br/

Agora minha missão é divulgá-lo, se puderem citar o site neste artigo de vocês, ficarei ainda mais agradecido.

Abraço,
    Eduardo Pires

3. Eduardo Pires

Élio e Carla, agradeço muito pelas dicas dicas detalhadas de vocês, fiquei tão encantado que comprei um terreno do Zé Manuela rsrs

Eu fiz um site pra Santo Antonio, com o objetivo de valorizar mais o local https://cachua.com.br/

Se puderem citar o site neste artigo de vocês, ficarei muito agradecido.