Sertão Zen na Chapada dos Veadeiros

31 de dezembro de 2015 (Sertão Zen)

Chegando no início da trilha

Hoje tomamos um café da manhã reforçado pois a trilha seria, segundo os guias, mais forte. Seriam 18 km pelo Sertão Zen até um paredão incrível de frente ao Vale dos Macacos na Chapada dos Veadeiros. Contratamos essa trilha com o pessoal da Alternativas Ecoturismo.

A trilha começa logo com uma bela subida (Serra da Baliza), onde do topo pode-se ver o Vale do Moinho, Cachoeira Cristal e a linda vegetação do cerrado de altitude. Logo ao lado fica o ponto mais alto da Chapada dos Veadeiros: Pouso Alto (1.676 m).

Trilha Sertão Zen

 

 

 

 

Após a longa subida entramos nos campos de altitude do cerrado e a caminhada foi em nível, com leve descida, até um antigo curral de gado abandonado.

 

Flores do Cerrado

 

 

 

 

 

Começamos a descer, agora com caminho mais lamacento até chegar ao córrego Ferreirinha, que já apresenta algumas quedas d’água para nos refrescar.

Córrego Ferreirinha

 

 

 

Vale dos Macacos

Desse ponto em diante andamos nas margens do córrego até o fim da linha: um incrível e mágico paredão de mais de 150 m de altura de frente ao Vale dos Macacos. O lugar é lindo! O ventos que bate no topo das pedras arrepia e lava a alma. Foi uma das trilhas que mais gostei nessa jornada na Chapada dos Veadeiros.

 

 

 

 

Vale dos Macacos

 

 

 

 

 

 

 

Mirante do Vale dos Macacos

Depois de descansar e almoçar nossos lanches de trilha, fomos até o mirante que fica de frente a cachoeira onde estávamos e daí sim tivemos uma melhor noção da altura da queda. Pena o volume de água estar baixo e a queda nas fotos pareceu um filete de água.

Vale dos Macacos

 

 

Vista do Mirante

 

 

 

 

 

 

 

 

O tempo começou a fechar e eu como morro de medo de raios (devido a nossa experiência ruim em Bonito MS) já comecei a ficar nervosa. Começamos a trilha de volta e a chuva não tardou a cair, mas muito leve. Estávamos cercados de nuvens negras no céu e em cima de nós caiu apenas uma quase garoa. Sorte? Não sei. Cada vez mais acredito na proteção dos seres mágicos da natureza, um incrível ‘último dia do ano’ de 2015.

Voltamos ao estacionamento, fomos lanchar no Restaurante Cravo e Canela e de noite fomos a ceia preparada pelo pessoal do Hotel Tapirandé, no centro de Alto Paraíso.

Esse ano foi incrível!
Primeira trilha com os seres mágicos da natureza do Monte Roraima e terminamos o ano aqui, numa trilha pra lá de Zen…

Veja o que tem mais para fazer na Chapada dos Veadeiros:

Cachoeira Das Loquinhas
Ponte de Pedra
Cachoeira Macaquinhos
Catarata dos Couros
Cachoeira Santa Bárbara e Poço Encantado
Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Cachoeira Santa Bárbara
Parque Nacional: Trilha dos Cânions
Fazenda São Bento e Almecegas
Vale da Lua e Fazenda Raizama
Parque Nacional: Trilha dos Saltos
Cachoeira Cristal

4 comentários sobre “Sertão Zen na Chapada dos Veadeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *