Torres del Paine Circuito Completo: Torres ao Serón

Torres del Paine Circuito Completo

12 de janeiro 2017

Acampamento Las Torres

Acordamos cedinho e desmontamos nosso acampamento. A noite foi gostosa, pouco vento e frio. Já com as mochilas nas costas, fomos até o Refúgio Las Torres tomar nosso café da manhã, bem melhor que a janta do dia anterior. Compramos o voucher tanto do café da manhã como do jantar no dia anterior quando chegamos ao parque.

Depois do café, seguimos até a entrada da trilha para o Acampamento Serón. O início é por uma estrada de chão que vai para os Domos, alojamentos que também podem ser reservados para pousar no parque.

Acampamento Las Torres

Torres del Paine Circuito Completo

Início da trilha ao Acampamento Serón

Trilha Las Torres/Serón

Já na trilha, o caminho é bem tranquilo, poucas subidas e muita paisagem bonita pelo bosque. Foram 12 km feitos tranquilos em 5 horas, apesar do folder (Torres del Paine Circuito Completo) do parque sugerir que esse trecho pode ser feito em 4 horas. Muitos pontos de água pelo caminho. Levamos Hidroesteril e uma garrafa com filtro de carvão para poder usar a água dos rios, mas confesso que não usamos nenhum dos dois em nenhum dia dessa travessia. As águas dos rios são bem limpas e potáveis. Tomamos sem medo e não passamos mal. Mas se você for sensível, é melhor levar e usar.

Logo no final da primeira hora de trilha, escorreguei nas pedrinhas do caminho e caí com os dois joelhos no chão. Estava com cerca de 15 quilos na mochila e ainda estava descobrindo meu ponto de equilíbrio. Machuquei meus joelhos, fiz um curativo e seguimos. Andar com mochilas cargueiras tem dessas: seu ponto de equilíbrio fica alterado e talvez na primeira hora de trilha você terá que trabalhar isso para não se estatelar no chão como eu.

 

Em um determinado momento vimos um bando de cavalos vindo correndo em nossa direção. Ficamos assustados! Mas vimos que foram parados por uma cerca. Os dois cavaleiros que vimos antes na trilha, tinham ido até o Acampamento Serón, buscar alguns animais que lá estavam. Muito bonito ver uma cavalgada de cavalos como se estivessem livres na natureza.

Ah! Depois vieram os famosos campos de margaridas. Lindas! Infinitas! Deixavam a paisagem rústica da Patagônia mais romântica!

Acampamento Serón

Chegamos as 15:30 h no acampamento e fomos fazer o check in no camping. Aproveitamos para reservar nosso jantar e o café da manhã do dia seguinte. No local há um pequeno armazém com algumas guloseimas, bolachas, chocolates. Mas nada de comida nem gás. Conseguimos um bom local para acampar, armamos nossas tralhas e aproveitamos para tomar uma vitamina Neston com leite em pó e comemos mingau de aveia. Conhecemos uma dupla de meninos super simpática de Curitiba, um grupo de 5 rapazes incríveis (incluindo um adolescente) de São Paulo e ainda uma dupla de meninas de Jundiaí. Nossos laços de amizade ficaram mais fortes quando soubemos que praticamente faríamos o Circuito ‘O’ juntos, já que tínhamos reservado quase os mesmos acampamentos pelo caminho.

Fui tomar uma ducha quente nos banheiros que são bons, mas tem apenas 4 cabines: 2 com privadas e 2 duchas, masculina e feminina.

Acampamento Serón

As 19h o jantar foi servido dentro do refúgio. Lá conhecemos duas moças estrangeiras que estavam fazendo o circuito ‘O’ como a gente, mas utilizando um serviço de guia. Sim, há agências que disponibilizam guias para acompanhar você. Eles reservam tudo, fazem a logística de buscar e trazer de volta a Puerto Natales, tem carregador para a alimentação dos dias em que não há refúgio com refeição e ainda dão uma aula de flora e fauna da Patagônia. Se você prefere ir na comodidade de uma agência, verifique os preços e condições da Dittmar Adventures, me pareceu uma boa.

Logo depois do jantar maravilhoso, o melhor de todos os dias, fomos descansar.

Tem vlog desse dia, espia aí:

Mais dicas do que fazer pela região:

Em 2017 Torres del Paine Circuito Completo

Chegando em Torres del Paine

Las Torres ao acampamento Serón

Serón ao Dickson

Dickson a Los Perros

Los Perros ao acampamento Paso (Paso Gardner)

Paso ao Refúgio Grey

Grey ao Paine Grande

Paine Grande ao Italiano (Valle del Francês)

Italiano ao acampamento Las Torres

Em 2010 Duas pernas do Circuito W

Torres del Paine: chegando de carro

Trekking de Paine Grande ao Refúgio Grey

Trekking do acampamento Las Torres ao Refúgio Chileno

Mirador Las Torres

2 comentários sobre “Torres del Paine Circuito Completo: Torres ao Serón

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *