Loma del Pliegue Tumbado – El Chalten – Argentina

Loma del Pliegue Tumbado

26 dezembro de 2010

Acordamos 8h, tomamos café e saímos rumo ao Loma del Pliegue Tumbado. Fizemos a subida (e só sobe mesmo!) em 4h, mas não conseguimos chegar no mirador superior, pois estava ventando muito e começou a chover forte. Para variar o céu estava encoberto e não vimos novamente o Fitz Roy… Lá de cima você fica de cara com a Laguna Torres. Se o tempo estivesse bom a vista seria incrível! Definidamente terei que voltar aqui para ver essas montanhas com céu aberto… Descemos em 4h também.

Início da trilha para o Loma del Pliegue Tumbado
Início da trilha para o Loma del Pliegue Tumbado
Trilha para o Loma del Pliegue Tumbado

 

Trilha para o Loma del Pliegue Tumbado

Uma coisa que eu reparei nesses dias que passei por aqui é que todo mundo que faz as trilhas é magro e/ou tem um corpo atlético. Eu sou a mais gordinha que encontrei pelas trilhas… Meu IMC é 29 e acho um sacrilégio as gordinhas (e gordinhos) não encararem essas trilhas.

Claro, tem que ter um preparo físico (eu faço natação 3 vezes por semana a anos…) mas dá pé pra gente sim. E olha que fizemos, por enquanto, todas as trilhas no tempo previsto nos folders… Meu pai também é gordinho (IMC 30) e tem 65 anos e tem se comportado muito bem nesses últimos dias. Tem que encarar!

Flor Patagônica

 

Trilha para o Loma del Pliegue Tumbado, El Chaltén
Trilha para o Loma del Pliegue Tumbado, El Chaltén

 

Trilha para o Loma del Pliegue Tumbado, El Chaltén
Trilha para o Loma del Pliegue Tumbado, El Chaltén

 

Bom, desabafo feito, voltamos a cidade, pegamos o carro e fomos a Baía Túnel (de onde saem os catamarãs para o Glaciar Viedma). O Lago é bonito, mas o passeio até o porto não tem nada de mais…

Parte final da Trilha para o Loma del Pliegue Tumbado
Parte final da Trilha para o Loma del Pliegue Tumbado

 

Parte final da Trilha para o Loma del Pliegue Tumbado

 

Vista do final da trilha: Cerro e Laguna Torre
Vista do final da trilha: Cerro e Laguna Torre

 

Voltando a El Chaltén

 

Voltamos a Cabana, tomamos um banho quentinho e saímos para jantar o melhor Bife Patagônico que já comemos por aqui: no Brasita (churrasco para 3 com cerveja e refrigerantes por PAR$ 190,00. Muito bom…
Vista do final do Loma del Pliegue Tumbado

 

Voltando a El Chaltén

 

Chegando em El Chaltén

 

Placa no início da trilha para o Loma del Pliegue Tumbado
Placa no início da trilha para o Loma del Pliegue Tumbado

Voltamos e fomos dormir… Amanhã vamos fazer o mini trekking no Glaciar Perito Moreno!

Veja por onde mais andamos em El Chaltén:

10 comentários sobre “Loma del Pliegue Tumbado – El Chalten – Argentina

  1. Cristiane Dias

    Carla, que paisagens maravilhosas, hein!!!
    Acho que eu não teria pique pra subir uma trilha de 4 horas não. rs.. A gente adora se aventurar em trilhas, mas 4 horas subindo… putz, é complicado.
    Parabéns pra vocês, principalmente p/seu pai que, aos 65 anos, consegue se aventurar por onde muitas pessoas mais novas não conseguem (eu me incluo nessa). rsrs
    Estou adorando acompanhar a aventura de vocês. Agora que chegamos de viagem, que não precisamos nos preocupar com criança, fica mais fácil acompanhar diariamente o blog.
    Bjos

  2. oscaminhantes

    Amiga,
    estamos absorvendo letra por letra dos seus relatos!! como vc disse, estamos há menos de uma semana, embarcamos 5ª feira, ainda tem algumas coisinhas para arrumar, mas já está nos finalmente!! ler seus relatos aqui aumenta ainda mais nossa vontade louca de ir para aí!!!
    Beijos!!! Lindas fotos, como sempre!!!
    Feliz Natal atrasado e Um Feliz Ano Novo à vocês!!!
    Marcia, João e Júlia
    Os caminhantes

  3. Erika Marques

    Carla, Feliz Natal!

    Estou acompanhando sua expedição, e impressionada com a desenvoltura e agilidade do seu pai. Parabéns para o senhor! Pelos relatos das trilhas, nao sei se eu aguentaria… Fiz uma cirurgia palstica esses dias, e estou me recuperando, tanto é que nem atualizei mais o blog.. por enquanto estou só lendo os outros blogs!!!!!

    Feliz Ano novo e aguardo mais noticias!!

    Beijos Erika

  4. Carla e Élio

    Oi Rafa!
    Pois é, meu pai é um vencedor… Pena que agora para as trilhas de Huaraz ele não vai poder ir… O médico cardiologista dele não autorizou, pois com a altitude os problemas de pressão alta e cardíacos ficam mais aflorados…
    Mas em janeiro que vamos a Machu Pichu ele vai nos acompanhar…
    Bjs e Boas Viagens!

  5. Carolina Rodrigues

    Carla,
    Estou devorando seus relatos, embarco em 10 dias para a Patagonia, estou fazendo muitas caminhadas por aqui para me preparar, mas não é a mesma coisa, de shorts e no plano!! Estava meio preocupada com estas trilhas de El Chaltén, mas agora me empolguei com seus relatos. Acho que consigo!! Só não gostei de tanto vento e chuva. Tinha lido em um site a respeito de pegar um remis para fazer só o retorno da Laguna de los Tres, Capri e Sucia, mas não tinha visto nenhum relato a respeito disso. Tava com medo de ser furada. Bom saber que é possível mesmo, não curto muito acampar! Parabéns para o seu pai!!
    Bjo

  6. Expedição Andando por aí...

    Oi Carol!
    Obrigada pelo carinho…
    Verdade, menina, é diferente a gente andar no plano comparando com as montanhas, mas ajuda muito. Seria até legal você subir uma ladeira por aí na sua cidade para forçar mais a perna…
    Consegue sim, eu sou gordinha e meio sedentária e consegui… Meu pai também conseguiu…
    Todos os trekkings em El Chalten podem ser feitos no estilo bate-volta, e o transfer para a Hosteria Pilar existe sim, pode vir tranquila…
    Boa viagem pra vc… Tenho certeza que vc vai se divertir muito…
    Bjs
    Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *