Saindo do Vale do Pati e conhecendo o Poço Azul

28 de dezembro de 2012

Acordamos mais cedo ainda, as 5h. Tomamos um café da manhã bem rápido e pegamos a subida da ladeira do Império, construída pelos moradores locais (sendo o Sr Manssur, pai do Sr Jóia, um deles) na década de 40 para escoar o café produzido lá no Vale para as cidades. Que subidão! Levamos 2h30min para chegar ao topo e mais 3h para descer até Andaraí.

Alojamento do Sr Jóia

 

 

 

O Sr Joia faz esse trecho, em cima da mula, em 2h e nós levamos cerca de 5 h. As mulas nos ultrapassaram no começo da descida. A descida até Andaraí são 12km e haja joelho para descer. Pegamos 41,5°C neste trecho.

 

 

 

 

Em Andaraí, o Sr Reinaldo já nos esperava para fazer o translado até o Poço Azul e depois para Igatu. Em Andaraí tomamos um sorvete e demos uma voltinha pela cidade histórica e nos despedimos da Carol, que seguiria a Capão, de carona. De Andaraí até o Poço Azul são cerca de 2h de carro, destes cerca de 18km em estrada de chão. Chegando próximo ao Poço Azul a vegetação muda drasticamente para uma vista típica de sertão nordestino, muito seco e gado magro. Mais uma vez pedi pela chuva! No carro meu pai até comentou que estava se sentindo dentro da história “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e se emocionou com a lembrança do trecho em que a ‘Baleia” precisa ser sacrificada!
Rio Paraguassu – os carros baixos estravam fazendo a travessia sem balsa de tão baixo que estava seu nível
O Poço Azul fica em uma propriedade particular (Fazenda Moreno) e está bem estruturada para receber o turista. Agendamos a entrada no poço e fomos nos refrescar no rio Paraguassu que estava raso por causa da seca. Nem estava funcionando a travessia de balsa, os carro, mesmos os simples, atravessaram o rio sem maiores problemas. Esperamos cerca de 1h30min para entrarmos no poço e valeu a pena, lindo!

 

Depois almoçamos no restaurante do local uma ótima comida caseira a vontade por R$ 15,00
por pessoa. A Carol apareceu de repente, pois a carona que ela conseguiu também iria passar por lá… Nos despedimos novamente e seguimos rumo a Igatu. Igatu é linda! Imagine uma cidade histórica no meio das escarpas rochosas da Chapada Diamantina, um acesso por
estrada rústico, onde apenas uma carro passa por vez. Amei Igatu, obrigada Dmitri por nos deixar hospedados aqui 2 dias… A pousada é simples (da Dona Conceição) e ótima. Saímos para lanchar no Restaurante Água Boa e depois fomos descansar.

6 comentários sobre “Saindo do Vale do Pati e conhecendo o Poço Azul

  1. Os caminhantes

    Oi amiga!
    Atrasada, mas estou conseguindo agora só ler e sentir saudades da Chapada de novo…
    Noossa, mne assutei com o nível da água. Na primeira vez, em 1996 quando visitamos o Poço, nem havia ainda aquele deque de madeira que construíram e em 2008 já foi bem diferente. O lugar é surreal, e imagine a sensação que tive, na primeira vez, quando uma coruja se assustou com a gente e saiu voando pela fenda de abertura na parte de cima! Sempre me lembro desta cena quando vejo fotos deste lugar inesquecível!
    Um beijo!
    Marcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *