Bonito – Rio da Prata e Buraco das Araras

11 de fevereiro de 2013

Podemos receber uma descarga elétrica de um temporal, flutuando com roupas de neoprene na água? Leia esse relato e descubra se é possível!

Depois do café da manhã na Pousada Gira Sol, fomos com nosso carro até o Recanto Ecológico Rio da Prata, fazer mais uma flutuação. A estrada está ótima e a fazenda é linda! Foi a atração mais longe da cidade de Bonito de todas…

 

Nos preparamos com o guia e depois de colocada as roupas de neoprene, seguimos em um ‘pau-de-arara’ até a entrada da trilha para o início da flutuação. A caminhada é leve, mas estava muito quente e andar com aquelas roupas de borracha é horrível, mas se tirássemos os mosquitos atacavam… E como não pode passar repelente nem protetor solar antes da flutuação, preferi ficar ‘cozinhando’ dentro daquela roupa. Assim que chegamos no local para flutuação o céu escureceu, mesmo sendo meio dia. Havia um temporal próximo.
Entramos na água e a maravilha do mundo aquático apareceu na nossa frente. Muitos peixes e muitos ‘Dourados’ enormes!!!

 

 

 

Em um momento o guia (Ailton) parou e seguimos um pequeno trecho a pé, pois a correnteza naquele pedaço é forte e perigosa por causa das pedras.
Antes de entrarmos de novo da água, o temporal que havia se armado começou a cair… Perguntei ao guia se haveria problema entrar na água com aquele toró e os raios e ele disse que não, que nunca viu casos de cancelamento da flutuação por causa do tempo… Confiamos nele e seguimos.

Pedaço feito a pé por causa da correnteza
Última foto antes das descargas elétricas

 

Cinco minutos depois senti um tranco em meu peito, seguido de um clarão e um som grave nos ouvidos. Ergui a cabeça para fora da água e perguntei para o Elio se ele tinha sentido aquilo. Ele disse que sim. Assustada, perguntei para a senhora que estava logo atrás de mim se ela tinha sentido. Ela também sentiu. Os filhos dela e o seu esposo que vinham logo atrás não sentiram nada…
Concluímos que foi uma descarga elétrica que sentimos! MEDO!!!!! Queria urgentemente sair da água, mas no local que estávamos a mata era fechada e não tinha como sair. Resolvemos seguir adiante, dentro da água e mais para frente encontrei o guia esperando a gente. Contei a ele o que tinha sentido e no meio do meu relato veio outra descarga elétrica, essa bem mais forte no meu braço direito que estava esticado para frente, pois eu estava nadando. O guia também sentiu e desesperadamente pediu para seguirmos mais uns metros que havia um deck de madeira para sairmos da água, URGENTE! Seguimos seu conselho.
Já fora da água, todos estavam muitos assustados, inclusive o guia. Abortamos a flutuação, ainda faltava 30% do trajeto e voltamos a pé a sede da fazenda.
Resposta a pergunta do início do post: SIM! Recebemos 2 descargas elétricas fazendo flutuação no Rio da Prata em Bonito. E estou feliz por estar aqui para relatar isso.

Almoçamos maravilhosamente bem no restaurante da fazenda e seguimos para o Buraco da Araras, que fica ali próximo. O guia pediu carona para voltar a Bonito e acompanhou a gente. Chovia muito. A estrada que na vinda estava boa, agora era um rio de lama. Que medo de atolar, mas ainda bem que conseguimos atravessar os 5 km de estrada de barro tranquilamente.
Fizemos o circuito em torno ao Buraco das Araras, mas todas estava quietas e nos galhos das árvores contemplando a chuva que caía.
O lugar é bonito, é uma Dolina com quase 200 m de diâmetro, mas araras que é bom, não vimos quase nenhuma. Por causa da intensa chuva, quase não fotografamos…

 

Para voltar a Bonito, o guia que estava de carona com a gente nos deu a opção de voltarmos pela cidade de Jardim, andaríamos 50 km a mais, mas pelo menos não pegaríamos nenhuma estrada de chão. Ele ainda nos disse que as vezes um caminhão atola e impede a passagem dos carros de passeio. Demoramos um pouco mais, mas valeu a pena!
Chegamos em Bonito, comemos um lanche e fomos descansar…

Bom, não preciso nem dizer que agora, quando está chovendo e trovejando, eu tenho um estranho mal estar e me lembro do desespero que passei nesse dia…

4 comentários sobre “Bonito – Rio da Prata e Buraco das Araras

  1. Os caminhantes

    Oi amiga!!!
    Me atualizando, estava faltando visitar você…
    Lindas fotos, e este é um dos lugares que estava namorando e me perguntando como seria, e vem você, com seu relato!
    Que susto, hein???
    Nossa, eu imagino que eu teria morrido desmaiada lá mesmo na água nessa situação, de medo!!
    Um grande beijo!
    Marcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *