Pôr do Sol na Praia do Jacaré e litoral norte da Paraíba

11 de fevereiro de 2017

Acordamos cedinho e depois do ótimo café da manhã na Pousada Tambaú Mar o guia Vicente veio nos buscar para conhecer o litoral norte da Paraíba, inclusive o famoso pôr do Sol na Praia do Jacaré.

Praia e Ponta de Lucena

Fomos até o município de Cabedelo, na região metropolitana de Jampa (João Pessoa) e atravessamos de balsa o Rio Paraíba, um dos mais importantes do estado. Andamos mais uns 8 km e chegamos na Praia e Ponta de Lucena, uma extensa praia, que na maré baixa pode-se caminhar por muitos metros mar adentro que as águas permanecem rasas. Mar tranquilo, sem ondas, ótimo para banho.

 

Ponta de Lucena

 

Barra do Miriri

Local onde o Rio Miriri deságua no mar com muitas pedras e uma concentração enorme de pequenos caranguejos que parecem formigas no chão. Todos em seus buracos com suas pinças para fora, aproveitando o sol da manhã.

Barra do Miriri

Ruínas da Igreja Nossa Senhora de Bom Sucesso ou Bonsucesso

Já voltando pelo caminho paramos numa área de manguezal em Bonsucesso e atravessamos o Rio Miriri a pé. Encontramos mais caranguejos filhotes pelo chão.

Caminhamos até as ruínas da Igreja de Bonsucesso e nos deparamos com uma linda cena: uma árvore (Gameleira) sobre as paredes da ruína. Interessante que suas raízes descem pelos dois lados da parede, comprovando que a mesma germinou lá em cima e suas raízes desceram até o chão para fixar-se e alimentar-se. Outra curiosidade, é que hoje em dia, são as raízes que sustentam toda a estrutura que sobrou da igreja.

A igreja é do estilo Barroco Tropical, foi construída em 1789 e em 2002 foi tombada pelo Estado da Paraíba. As ruínas são lindas, mas infelizmente muito pichadas com nomes e danificadas por pessoas que acreditam que, dentro de suas paredes, pode haver um tesouro escondido.

 

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso

 

 

 

 

Forte de Santa Catarina do Cabedelo

Voltamos ao município de Cabedelo e fomos visitar o Forte de Santa Catarina, de 1589. Linda construção que já foi base para as tropas Portuguesas e Holandesas na época em que haviam guerras na região. Muito bem conservado, com banheiros, área de artesanatos, mostra de fotos e pinturas. Paga-se um pequeno valor de entrada para sua manutenção.

 

Forte de Santa Catarina de Cabedelo

 

 

Pôr do Sol na Praia do Jacaré

Já no final do dia fomos até a famosa Praia Fluvial do Jacaré, às margens do Rio Paraíba, ver o pôr do sol. Já tínhamos estado lá em 2009 e muita coisa mudou. Hoje não há mais os bares à beira do rio como antigamente. Acho que ficou melhor assim, sem o bares, que cobravam para que pudéssemos ficar no local e ver o entardecer.

O famoso saxofonista Jurandy do Sax veio de canoa pelo rio e mesmo com todo o murmurinho das pessoas ao nosso redor foi bonito de ver e ouvir. O sol não se mostrou, mas pudemos registrar lindas cores no céu.

Pôr do Sol na Praia do Jacaré

 

 

 

Voltamos a pousada em Jampa e fomos descansar.

Tem vlog desse dia também! Quer ver? Aproveita e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *