Cruce de los Andes : Argentina x Chile

10 de fevereiro de 2018

Mais uma bela aventura no ar!

Nesse último Carnaval fechamos uma travessia a pé saindo de Mendoza na Argentina e chegando em Santiago no Chile em 5 dias, com o pessoal do Gente de Montanha.

Chegando em Mendoza

Chegamos em Mendoza no dia anterior e ficamos na cidade conhecendo tudo por lá, já que era nossa primeira vez na região. A cidade é muito bonita, cheia de praças, arborizada e pessoas muito simpáticas.

Início do Cruce de los Andes

No dia seguinte, saímos de Mendoza de ônibus fretado pela equipe Gente de Montanha com 33 clientes e mais cerca de 10 guias, entre eles o Maximo Kausch, um dos ícones do montanhismo no Brasil.

Percorremos cerca de 120 km de ônibus até Manzano Histórico em estrada asfaltada e mais 20 km até o Refúgio Portinari em 3 vans. No Refúgio Portinari fica a aduana Argentina e lá fizemos nossos trâmites de imigração. Esse trâmite durou cerca de 1:30 h, pois o grupo era grande demais. Lá nos foi oferecido um delicioso lanche/almoço.

Saindo da aduana rodamos mais 1:30h de Van até o Acampamento Yaretas, onde passamos a noite. Detalhe: no jantar nos foi servido um delicioso churrasco feito à moda dos gaúchos argentinos (nossos arrieros) e nem preciso dizer que estava ótimo!

Refúgio Portinari

Acampamento Yaretas (3.450m de altitude)

11 de fevereiro de 2018

Trekking Cruce de los Andes: dia 1

Acordamos cedinho e depois do delicioso café da manhã preparada pela equipe do Gente de Montanha começamos a caminhada. A noite fez um frio considerável, mas como estávamos bem preparados (com sacos de dormir apropriados) não passamos nenhum perrengue.

O acampamento estava a 3.450m de altitude e foram 5 horas de caminhada, sempre subindo, até o Paso Portillo Argentino a 4.350m de altitude. Fomos bem devagar, respeitando o limite de cada um. Pelo caminho muitas pedras, montanhas, vento frio e um enorme prazer em andar pelos Andes.

Amanhecendo no Acampamento Yaretas

Primeiros passos pelo Cruce de los Andes

Cena mais comum no nosso cruce: fila indiana

Às vezes é bom olhar para trás

Sim, essa estrada a direita passa carro e eles chegam quase até o Portillo Argentino

Os arrieros e as mulas com as nossos materiais de acampamento. Também os cavalos ambulância para as emergências.

Em uma das paradas para descansar e beber muita água. Hidratar-se é preciso!

Paso Portillo Argentino Piuquenes 4.350m de altitude (em 5 horas)

Descendo do Portillo Argentino

Chegando no Paso o vento frio e cortante começou e foi nosso companheiro nas próximas 3 horas de descida pelo outro lado. Esse vento me lembrou muito o vendaval que ‘pegamos’ nesse dia da travessia do Circuito O em Torres del Paine no Chile. Nem conseguíamos tirar o anorak ou a bandana do rosto.

Eu estava com meu óculos de esqui (desde muito tempo queria um, pois para mim os óculos normais embaçam muito ao respirar com bandana) e foram muito eficientes. Sem contar que o excesso de pó que vem com o vento é ‘filtrado’ pelas espumas do óculos, sendo muito melhor para a gente respirar perfeitamente.

Do Paso (4.350 m) até o acampamento Rio Blanco (3.200 m) foram mais 5 horas, bem devagar, pois descer também não é fácil. Nesse dia de travessia foram então cerca de 2.000 m de desnível. Não é para poucos, hein?

Primeiros momentos da descida do Paso

Rio Blanco

Acampamento Rio Blanco

Chegamos ao acampamento já no entardecer. No total foram 10 horas de caminhada! Foi longa, mas foi gostosa, pois fomos bem tranquilos e todos respeitando o ritmo do outro, que nos faz andar com prazer.

O local de acampamento era ótimo: ao lado do rio e próximo a uma encosta de pedras, que nos abrigava do vento. Não tomei banho nesse dia (apenas usei lenços umedecidos), pois assim que chegamos, o sol se pôs e ficou bem frio para tomar banho no rio. Mas teve uns corajosos que encararam essa aventura!

O lanche e o jantar servido pelos guias e arrieros foi mais uma vez excelente! A noite foi tranquila e dentro da barraca a temperatura estava agradável.

Veja o nosso trajeto, cerca de 14 a 15 km:

Veja também o vlog que fiz nesse dia. Aproveita e inscreva-se no nosso canal do Youtube.

Veja a série do Cruce de los Andes completa:

Dia 1 – Esse post

Dia 2 – Bandeira de Lata e Refúgio Real de la Cruz

Dia 3 – El Caletón

Dia 4 – Paso Internacional Piuquenes

6 comentários sobre “Cruce de los Andes : Argentina x Chile

Conheço um casal que tentou fazer em 2017, mas como estava muito nevado, eles tiveram que abortar a expedição. Dá sim para fazer sozinho, mas a logística tem que ser bem planejada.