Travessia Itumirim x Carrancas MG: Rota Z, dia 2

03 de março de 2018

Saindo do acampamento

Acordamos cedinho e apesar da chuva praticamente a noite inteira, até as 2:30 h da madrugada, nossa barraca estava apenas molhada devido a condensação interna. Normalmente dormimos com as portas semi abertas, mas como estava chovendo precisamos fechá-las totalmente, ocorrendo assim a condensação. Nossa barraca é o modelo Nepal da marca Azteq.

Fizemos nosso cafe da manhã (Sucrilhos com achocolatado e pão sírio com Polenguinho e salame). Desmontamos o acampamento e começamos a nossa caminhada, de 24 km do dia de hoje, da travessia Itumirim x Carrancas. Essa quilometragem abrangeria o terço que faltava antes da primeira curva do Z, e a ‘perna’ do meio do Z quase inteira, já que o próximo acampamento seria poucos km da segunda perna do Z. A caminhada de hoje seria pela Serra do Pompeiro e chegando na Serra do Galinheiro.

Rota Z ou Travessia Itumirim x Carrancas. Fonte: Trilhas, Trips e Relatos de Caminhadas

Trajeto do dia de hoje: 24 km

Capim Prateado

Após uma hora de caminhada, entrando e saindo de propriedades particulares, áreas de eucalipto e estradas rurais de servidão entre as fazendas, chegamos em uma crista de capim prateado, uma das paisagens mais bonitas de toda travessia. Nas fotos ele aparenta ser amarelo/dourado, mas pessoalmente o tom prata prevalece. Depois entramos novamente em outra área com eucaliptos.

Afloramento Rochoso

Após mais uma hora de caminhada chegamos a uma crista de afloramento rochoso característico da região e a paisagem ficou ainda mais bela. Encontramos alguns motoqueiros fazendo trilha por ali, com suas motos barulhentas. Ao final dessa crista de quase 2 km, chegamos em outra área de eucalipto e fizemos uma parada para descansar e lanchar, pois já era meio-dia. Já tínhamos percorrido 9 km e ainda faltava muito.

No local há um afloramento de água mas é uma água parada, não recomendada para beber. Mesmo assim enchi minha garrafa com filtro acoplado e coloquei cloro, pois previ que sentiria sede no restante do dia. Por causa do sol e calor eu bebo muita água nesse tipo de trilha e não gosto de ter que racionar minha água.

Seguimos a direita da área de eucalipto, seguindo um muro de pedras, muito comum por lá.

Primeira curva da Rota Z

Saindo dos eucaliptos andamos mais 3 km na crista da montanha passando por outros vários afloramentos rochosos. Um trecho em nível muito bonito, sem sombras para se refrescar e o sol sob nossas cabeças. Ainda bem que peguei água na última parada, pois senão iria me desidratar muito.

Ao final dessa crista varamos mato adentro para cortar caminho, já que a trilha original segue direto por uma estrada e até chegar a essa nova bifurcação. Descemos a serra por um caminho bem ruim, sem demarcação. Apenas de olho na estrada lá em baixo, o objetivo era chegar na estrada, não importava como.

Se tivéssemos seguido adiante na trilha original, sairíamos na Cachoeira do Raulindo, mas por causa do atalho, deixamos de visitá-la. Andamos por essa estrada por 8 km e aos 3 km dela chegamos na fonte de água tão desejada. Eram 14 h e descansamos um pouco por ali.

Atalho

No km 18,50 até 19,50 (desde a saída do acampamento pela manhã) pegamos um atalho para economizar 500m a mais, pois a estrada nesse ponto faz uma grande curva em ‘S’. Outra vantagem do atalho é que permanecemos na mesma cota enquanto pela estrada desceríamos de nível.

Acampamento Cachoeira do Galinheiro

Pelo km 21, desde a saída do acampamento pela manhã, saímos da estrada de chão e caminhamos por uma crista, logo após entramos na última área de eucaliptos do dia de hoje. Dessa maneira corta-se caminho, já que a estrada chegava até a Cachoeira do Galinheiro por um trajeto mais longo. E após quase 2 km dentro dessa área de eucalipto, chegamos ao nosso acampamento.

A área de acampamento é boa, cabe cerca de 15 barracas, mas o capim estava alto e tivemos que amassá-lo para nivelar e montar nossas barracas. De barraca montada, fomos direto para a Cachoeira do Galinheiro, tomar banho após o dia inteiro de trilha, sol e poeira. Infelizmente estávamos tão eufóricos com o banho que esquecemos de registrar a cachoeira…

Ao anoitecer

Fizemos nosso jantar e fomos descansar. De madrugada o Elio saiu para fazer xixi e deu de cara com uma cobra coral. Ainda bem que ela estava só de passagem!

Tem vlog desse dia da Travessia Itumirim x Carrancas:

Veja todos os dias da Rota Z:

Dia 1

Dia 2 – Esse post

Dia 3 e último

6 comentários sobre “Travessia Itumirim x Carrancas MG: Rota Z, dia 2

Oi Soraia.
      Bom, algumas trilhas necessitam alguma experiência em acampamento rústico, isto é, em áreas que não tem as estruturas de camping; e muita disposição. Aconselhamos iniciar por trilhas de um dia e depois de algum tempo começar a fazer as trilhas de pernoite na mata.
      Lembre-se sempre da segurança em acampar selvagem e se você ainda não está segura para fazer isso sozinha, solicite um guia que te ajudará muito.
      O Wladimir Loyola, o nosso guia dessa expedição da Rota Z, é um ótimo guia, mas o aconselho para trekkers mais experientes, mais autônomos.
      Para início de ‘carreira’ nessa área, se você for de São Paulo ou Rio de Janeiro, recomendo fortemente o Carlos Moura ou o Gerson Santos.
      Vou deixar o link do perfil deles do Facebook aqui em baixo.
      Espero ter ajudado. Grande abraço!
      Carla

Gerson Santos

Carlos Moura (Mantiex)

1. Lincoln César

Olá!

Sobre esta travessia, quantos pontos de água potável para hidratação há durante todo o percurso? Quanto litros de água é aconselhado levar para esta travessia?

Há vários pontos de água pelo percurso.
      Aconselho levar no mínimo 2 litros de água por pessoa e sempre completar o volume quando encontrar uma fonte de água.