Travessia Lapinha x Tabuleiro em MG

07 de setembro de 2018

Chegando na Lapinha da Serra

A travessia Lapinha x Tabuleiro estava em nossos planos a muito tempo. São 3 dias de travessia, saindo da Vila da  Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho e chegando na Vila do Tabuleiro, distrito de Conceição do Mato Dentro.

Saímos de Belo Horizonte de madrugadinha para chegar na Lapinha lá pelas 9:30 h da manhã, cerca de 144 km da capital mineira. Estávamos com o pessoal da agência Vara Mato de BH, que organizou a logística de vans, acertou as pernoites na casa do Seu Zé Dolinta e Dona Maria (com café da manhã e jantar) e contratou os guias. Fizemos o trajeto tradicional Lapinha x Tabuleiro, contornando o Pico do Breu (42km no total).

O dia de hoje seria o mais longo de toda travessia, cerca de 19 km entre subidas e descidas. Apesar do trecho longo, foi tudo tranquilo. Andamos num ritmo ótimo e com várias paradas (inclusive uma com banho de rio). Estávamos sob sol forte, mas não aquele calor infernal.

Logo no início da trilha subimos a Serra do Breu e foi uma das duas subidas desse dia. Com o céu azul de fundo, as fotos da lagoa e do Pico da Lapinha, ficaram lindas. Da outra vez que estivemos aqui em outubro de 2013, a lagoa estava mais cheia.

Pico da Lapinha ao fundo

Capelinha de Pedras

Outra curiosidade interessante são as formações rochosas da região. Todas apontam para a mesma direção. São dobramentos de quartzitos com erosão, lindos e fascinantes. Fazem parte da mesma formação geológica da Chapada Diamantina na Bahia e das demais regiões que abrangem a Serra do Espinhaço.

Parada para descanso em frente a Capelinha de Pedras, com vista incrível da Lapinha da Serra.

Cruzeiro Solitário

Após o trecho de subida chegamos a uma área mais plana com leve descida. A paisagem continua sendo dos campos rupestres, com rochas e vegetação baixa. Ao final dessa descida encontramos nosso primeiro ponto de água. Em seguida encontramos o Cruzeiro Solitário. Todo momento contornando o Pico do Breu a nossa esquerda.

Primeiro ponto de água desse dia

Prainha do Parauninha

Seguimos na trilha, agora em nível até a Prainha do Parauninha, nosso segundo ponto de água do dia. Fizemos uma parada maior para almoçar e descansar. Alguns arriscaram um delicioso banho de rio, já que estava bem quente nessa hora do dia.

Subida da Cascalheira

Seguimos em nível até uma pequena subida e depois de mais um trecho em nível chegou a grande subida da Cascalheira (ou Carrasqueira), a segunda mais forte do dia. Lá em cima há um mirante onde podemos visualizar grande parte do trajeto.

Também fica ali a entrada do Parque Estadual da Serra do Intendente, o ponto de maior altitude de toda a travessia (1.428m). No parque demos nossos nomes ao guardaparque que estava controlando o fluxo de pessoas que passavam por ali nesse feriadão.

Terceiro ponto de água

Após passar pelo guardaparque entramos a direita e descemos por um tipo de estrada entre árvores, até chegar em uma propriedade onde era nosso terceiro ponto de água. Logo em seguida, chegamos ao nosso destino final do dia: a casa do Sr. Zé e Dona Maria, onde pernoitamos.

Casa do Sr. Zé e Dona Maria, nosso local de pernoite

Casa do Seu Zé

Chegamos as 18:50h no Seu Zé e a fila para o banho estava enorme. Apesar de termos reservado os quartos da casa para o nosso grupo, os únicos 2 banheiros com chuveiro quente do local foram compartilhados com mais de 100 pessoas. O camping estava lotado. Consegui tomar banho quase às 22h. O jantar foi servido às 20h e quase todas as pessoas que pernoitaram ali fizeram a refeição. Mesmo com esse montante de pessoas a comida foi suficiente para todos.

Os quartos são limpos, organizados e possuem roupas de cama boas. Depois de jantar e tomar banho, fomos descansar.

Veja o vídeo desse dia de travessia:

Veja o que mais fizemos pela região:

Serra do Cipó

4 comentários sobre “Travessia Lapinha x Tabuleiro em MG

Oi Gadetto!
      Com certeza! Superou nossas expectativas! Excelente logística e guias. Parabéns a você pela equipe, atenção e por nos proporcionar momentos como esse.
      As próximas fotos estão saindo do forno.
      Grande abraço!
      Carla

1. Anna Carollyna Duarte Santos

Carla e Elio! Que fotos maravilhosas! Quase duvidei que estávamos na mesma trilha rsrsrs. Adorei compartilhar com vocês esses dias que significaram muito para mim: minha primeira travessia!
    Vocês são excelentes parceiros, atentos, cuidadosos, generosos. Obrigada pelas dicas, paciência e todo cuidado dispensado ao longo dos 3 dias!
    São inspiração!

Abs e até o próximo encontro!

Carol

Wow Carol!!!!!
      Que fofa! è fácil ser simpático e atencioso com pessoas como você: meiga e guerreira!
      Espero nos encontrar em breve e fazer muito mais trilhas por aí.
      Aguarde as fotos dos próximos dias!
      Grande beijo, saudades e volte sempre!