Série Jalapão: Lagoa do Japonês e Pedra Furada

28 de setembro de 2018

Chegando ao Jalapão

Já em Palmas, o guia da agência Cerrado Rupestre veio nos buscar no hotel as 8 horas da manhã com uma camionete. Outro casal nos acompanharia nesse passeio de 5 dias pelo Jalapão.

Saímos de Palmas e rodamos cerca de 60 km até Santa Tereza de Tocantins. Depois pegamos outra estrada, por mais 70 km, até Ponte Alta do Tocantins. Deixamos nossas mochilas na ótima Pousada Águas do Jalapão e seguimos até a Lagoa do Japonês pela estrada que vai a Natividade, cerca de 92 km, 2 horas em estrada de chão.

A 10 minutos da Lagoa do Japonês, paramos na casa da Dona Minervina para almoçar. Que delícia de refeição. Comidinha caseira feita pela população local (com amor), não tem preço.

Lagoa do Japonês

É um atrativo longe, mas vale muito a pena. A lagoa tem águas cristalinas e frescas. Ao entrar, o tom da água é verde. Mas a pérola da atração é sua linda gruta. Pode-se ir a nado, barco ou colchão inflável, do trapiche segue-se à sua direita, em direção a uma espécie de pedreira. A cor da água na entrada da gruta torna-se azul. Incrivelmente linda!

Alguns quilômetros adiante da Lagoa do Japonês há um novo atrativo na região: o Cânion Encantado. Vimos as fotos do local e o é incrível e infelizmente não estava em nosso roteiro. Há a visitação por cima e por baixo. Vale a pena a visita por baixo. Lugar mágico.

Lagoa do Japonês

Gruta da Lagoa do Japonês

Pedra Furada

Voltando pela estrada que vai até a Lagoa do Japonês, cerca de 75 km, antes de chegar a Ponte Alta do Tocantins, fica a entrada à Pedra Furada. O local conta com um maciço de arenito que foi esculpido pelo vento, água e o tempo. Muito bonito !!

É tradição ver o pôr do Sol lá de cima da pedra, mas como algum visitante mal amado apedrejou uma colmeia de abelhas na trilha de acesso, as mesmas agora atacam os visitantes que passavam por ali. Por isso, fizemos uma visita breve e rápida, em silêncio, para não perturbar as moradoras locais. Eu e o Elio saímos ilesos, mas o nosso amigo que estava conosco recebeu uma ferroada.

Há 3 furos na Pedra Furada. O maior ao chegar, e os outros dois, menores, subindo a trilha das abelhas. Todos são incrivelmente fotogênicos e com uma vista incrível do tom amarelo/alaranjado do final da tarde.

Maior dos ‘furos’ da Pedra Furada

Passando pelas abelhas nervosas

Segundo furo de cima do maciço de arenito

Terceiro furo, no meio do paredão de arenito

Ponte Alta do Tocantins

Voltamos para a cidade e jantamos na própria pousada, um delicioso jantar. Confesso que comi muito bem nesses 5 dias que passei no Jalapão e até ganhei uns 2 quilinhos. Mas as comidas do interior do Brasil são as mais gostosas na nossa opinião. E não podíamos perder essa oportunidade, não é mesmo?

Fomos descansar.

Vlog dessa aventura

4 comentários sobre “Série Jalapão: Lagoa do Japonês e Pedra Furada

    1. Admin Autor da Postagem

      Po Heliete.
      O Brasil é gigante, por isso cada cantinho vale a pena visitar.
      Não formamos grupo para as trilhas, mas sempre divulgamos na aba ‘Proximas Andadas’ para onde vamos, a época e o guia que estará conosco. caso haja interesse, entre em contato com o guia, pois é sempre ele que monta o grupo para ir com a gente.
      Grande beijo e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *