Vale do Itararé: Sengés PR

15 de novembro de 2019 – Chegando ao Vale do Itararé

O Vale do Itararé abrange os municípios de Itararé SP e Sengés PR. A maioria das cachoeiras ficam no município de Sengés, mas a base dos passeios saem de Itararé, por ser maior e ter melhor estrutura para o turismo. A região lembrou muito Brotas no interior de SP.

Fomos com o pessoal da Pisa Trekking e nesse primeiro dia de aventura conhecemos 5 cachoeiras em uma trilha de 14 km. A trilha é fácil para praticantes experientes e moderadas para os novatos. Há muitas travessias de rios, por isso leve um calçado que possa molhar.

Cachoeira dos Pocinhos

A primeira parada para banho é a Cachoeira dos Pocinhos. O carro chega praticamente nela e por isso é a mais frequentada da região. Podemos observar a queda por cima e por baixo. Muito bonita.

Cachoeira Pocinhos no Vale do Itararé

Cachoeira dos Veadinhos

Após alguns quilometros entre mata nativa e grande parte entre plantações de Pinus e estradinhas particulares no Vale do Itararé, chegamos na segunda parada do dia: Cachoeira dos Veadinhos.

Ficamos ali uma boa parte do dia, já que haviam várias quedas e uma área enorme de banho.

Cachoeira do Lageadão

Alguns km depois chegamos à Cachoeira do Lageadão por cima e por baixo. Como o volume de água estava alto, não pudemos entrar, pois estava muito perigoso. A força da água e o som que faz era ensurdecedor. Ficamos ali por alguns minutos e continuamos nossa jornada.

Araucária Centenária

Depois da Cachoeira do Lageadão pegamos uma área de mata nativa e uma subida. Passamos ao lado de uma linda Araucária centenária. Muito gostosa a energia dessa árvore.

Cachoeira dos Bugres

Depois voltamos para uma área de plantio de Pinus e alguns km adiante chegamos à Cachoeira dos Bugres, somente por cima, já que a descida a base dela estava com difícil acesso e com mata fechada. Foi uma cachoeira só de contemplação. Linda.

Cascata Poço Fundo

Essa foi a última parada do dia. Ótimo lugar para banho, com poços dispersos pela área. Ficamos mais algum tempo por ali. Dali já voltamos para a estrada onde pegamos a van e voltamos à cidade de Itararé para descansar.

Depois dessa aventura fomos a casa da dona Augusta para tomar um maravilhoso café da tarde, com direito a bolinho de chuva, queijo caseiro e doce de leite. Hummmm.

Veja o vlog desse dia

7 comentários sobre “Vale do Itararé: Sengés PR

A cidade de Itararé é maior e há mais hospedagens. Ficamos num hotel bem simples, que nem tem site. O ideal seria chegar em Itararé e encontrar um local de hospedagem.