Parque Aconcágua: Penitentes – Confluência

08 de janeiro de 2020

Legenda: PdM = Plaza de Mulas

Saindo de Penitentes

Acordamos cedinho no Refúgio Cruz de Caña, aonde tivemos uma noite boa de sono. O Refúgio oferece refeições (tanto o jantar da noite anterior como o café da manhã de hoje foram bons e bem servidos). O banho quente que foi uma lenda. Tomei banho frio.

No dia anterior, o Marcelo Delvaux já tinha tudo organizado com o pessoal da logística Lanko Alta Montaña, como a reserva do domo dormitório em Confluência e Plaza de Mulas (PdM), as refeições e os duffels que as mulas levariam direto a PdM, além da nossa preciosa água mineral. Sim, compramos 9 litros por pessoa para levar direto a PdM, pois sabíamos de histórias terríveis de diarreia devido a ingestão de água ‘com muitos sais minerais’, que acabavam com o cume de vários montanhistas.

Logo em seguida um micro ônibus nos levou até a entrada do Parque Provincial Aconcágua. O trajeto dura cerca de 10 minutinhos.

Entrando no Parque Aconcágua

Logo na portaria do parque fica uma sede onde devemos nos apresentar. Ali os guardas parques conferem nossos permissos, dão algumas instruções e cedem os ‘sacos plásticos’ numerados e pessoais que devemos trazer com nosso lixo (saco branco) e fezes (saco vermelho). Como eu fiz só o TRAMO LARGO, que é até a PdM, recebi só o saco branco para trazer meu lixo.

Como estava usando a logística da Lanko Alta Montaña, eu usaria o lixo das instalações deles e por isso dei meu saco branco à organização deles, pois assim, eles ficam responsáveis pelo nosso lixo todo.

Saímos da sede e pegamos o micro ônibus para andar mais 1 km até o início da trilha.

Tramo Laguna Horcones

Há várias trilhas para acessar o cume do Aconcágua e escolhemos o da Laguna Horcones. É o mais famoso de todos, mais frequentado, mais demarcado e mais barato. São cerca de 8 km até o acampamento Confluência e cerca de 700m de desnível.

Logo na entrada da trilha há um local para pegar água de ótima qualidade. Enchemos nossas garrafinhas ali. Estava frio, uns 12 graus e ventava muito. Mesmo assim, peguei 3 l de água, pois como estava tomando diurético (devido minha pressão alta), preferi levar mais água para não me desidratar.

Foram cerca de 3 km até o final do Tramo Laguna Horcones em uma estrada de chão. Caso você queira fazer a trilha até aqui, pode-se pagar 300 pesos argentinos na entrada do parque, que seu acesso até aqui estará garantido. Esse trecho de trilha é fácil e bonito. Após a ponte sobre o rio de los Horcones, apenas as pessoas que tem o permisso do cume ou tramo largo poderão prosseguir.

Início da trilha no Parque Aconcágua

Início da trilha com permisso

Na travessia da ponte não há nenhum guarda parque controlando seu permisso, por isso várias pessoas com o ticket até a Laguna Horcones avançam um pouco do outro lado do rio, sem problema algum.

A partir daqui a estrada desaparece e a trilha vira um caminho estreito, muito mais bonito. Entre subidas leves e descidas mais leves ainda, andamos mais 5 km, sempre ao lado do rio Horcones à nossa esquerda. Até Confluência fizemos em 3h15min, com diversas paradas para fotos, descansos e contemplação da desértica paisagem.

Chegando em Confluência

Chegamos em Confluência no meio da tarde e fomos direto aos guardas parques carimbar nossos permissos. Depois fomos aos domos da Lanko Alta Montaña para nos alojar. A moça que cuida de lá, Macarena, é uma fofa. Nos serviu um delicioso lanche com bolachas, frutas, café, chás.

Depois, fui conhecer aonde eu iria dormir. Os domos são gigantes e cabem muitas pessoas. São várias triliches próximos a parede do domo e o centro é livre para circulação. Como estava tudo muito cheio, com vários montanhistas, me colocaram no terceiro andar de uma triliche. Subir eu subiria, mas descer de madrugada para fazer xixi, ia ser difícil. Pegamos nossos colchões da cama e deitamos no chão mesmo, muito mais confortável.

O jantar foi servido lá pelas 19h30min. Delicioso. Aliás, amei o tratamento e as comidas da Lanko. O que deixou a desejar foram os banheiros. Um pouco sujos e fedidos. Mas depois que conheci os banheiros de PdM, comecei a achar os banheiros de Confluência maravilhosos. Nada de banho, me limpei com lencinhos umedecidos mesmo.

Dentro do domo é quente, uns 14 graus, mas lá fora… Que friaca! Dormimos super bem. O dia de hoje foi muito bonito e gostoso. Fomos descansar, pois no dia seguinte seguiríamos até a Plaza Francia, uma das vistas mais bonitas do Aconcágua na minha opinião.