Travessia Serra da Canastra

Chegando em São João Batista do Glória

31 de outubro de 2020

Em 2014 tínhamos marcado uma visita ao Parque Nacional Serra da Canastra, mas na última hora, 2 dias antes do embarque, o guia nos informou que a travessia tinha sido cancelada devido a um incendio no Parque. Desde então esse parque ficou em nossa lista de lugares a conhecer. Chegou o dia…

Saímos de Iguape no dia anterior e viajamos praticamente o dia todo até essa pequena cidade de Minas Gerais. Ficamos na pousada Espaço Glória Fitness, um charmoso lugar e ótimo café da manhã. No dia seguinte o pessoal da agência Amazing Trips veio nos buscar para começar nossa aventura.

Chegando na entrada da trilha Serra da Canastra

Fomos de van até a entrada da trilha, claro, tomando todos os cuidados de proteção contra o COVID19. Foi mais ou menos 1 hora de carro até a fazenda do Zé Costinha (onde se inicia a trilha) e cruzamos com muitas motos pelo caminho, devido a data e horário da largada do Rally dos Sertões coincidir com a nossa aventura.

Todo o dia de hoje e do dia seguinte foi feito fora do Parque Nacional Serra da Canastra, em propriedades particulares e precisa de autorização para entrar e acampar. O pessoal da agência fez toda essa logística.

Devido a abertura de uma área que estava fechada no Parque Nacional Serra da Canastra, em virtude de uma mudança de fase da pandemia em MG, mudamos o roteiro de última hora, com o consentimento de todos, para aproveitar melhor a área do Parque que seria aberta.

Mas não nos avisaram que o primeiro dia, o trajeto iria aumentar em 10 km. Inicialmente achamos que faríamos 19 km, como estava no roteiro que nos foi passado com antecedência, mas no final, o dia rendeu 28 km…

Subidas degradadas pelos motociclistas

As primeiras 2 horas de caminhada foram em constante subida, muito cansativa para mim que estava parada desde janeiro desse ano. Então me desgastei demais e estava atrasando o grupo.

As subidas estavam todas com forte erosão, devido a passagem de motoqueiros amadores que fazem enduro de motocross na região. E eles não se contentam em abrir apenas uma trilha, rasgam a montanha em inúmeros pontos, degradando muito mais.

Caminhamos por vegetação típica de Cerrado, poucas árvores altas (pouca sombra), muitas pedras e quase nenhum ponto de água. Em várias partes podia-se notar pontos de queimada recentes. Estava sol forte e quente, deixando tudo mais difícil. Mas a vista e estar em contato direto com a natureza, compensava o esforço.

Parada para o almoço

As 13h encontramos as camionetes que estavam com nosso acampamento para um lanche reforçado. Estava tudo muito delicioso, mas o que mais me agradou foi a água e Coca Cola estarem geladinhas. Decidi continuar com os carros, já que tinha percorrido ‘metade’ do caminho do dia (10 km). O Elio e os demais aventureiros continuaram a jornada pensando que seriam mais 9 km apenas até o acampamento final.

Muita estrada de chão na Serra da Canastra

Já dentro do carro, passamos por uma estrada bem ruim, com erosão e muitas pedras grandes. Só 4×4 mesmo para passar por ali e com um bom motorista. Levamos cerca de 2 horas até o acampamento e comecei a duvidar se a pé seria apenas 9 km mesmo e descobri que não seria assim que chegamos na área de acampamento. Eles andariam mais 19 km até chegar ali, dando um total do dia de 29 km. Uau! Graças a Deus que desisti, senão, não conseguiria fazer mais nada depois…

Veja as fotos do Elio desse trecho. E para ver a minha jornada, veja o vídeo no final desse post.

Acampamento selvagem

Chegamos na área de acampamento e ajudei o pessoal da agência a montar as barracas. Por causa do isolamento, cada cliente ficaria numa barraca sozinho, exceto os casais. Ajudei a arrumar o acampamento e depois fui tomar um relaxante banho de rio.

Após todo acampamento montado, apareceu o proprietário da área e disse que não tínhamos autorização de acampar ali. Gelei. O pessoal da agência conseguiu convencê-lo a ficarmos nesse espaço aquela noite e prometemos deixar tudo limpo do jeito que a encontramos. A autorização que eles tinham conseguido com antecedência, era para o outro lado do rio…

Elio chegou as 20h

Já estava escuro e tarde quando o pessoal chegou da caminhada. Uma das camionetes de apoio foi resgatar o pessoal num ponto da estrada, então pelas contas, eles devem ter caminhado em torno de 28 km somente no dia de hoje.

Jantamos e fomos descansar.