Parque Nacional Serra da Canastra

02 de novembro de 2020

Saindo do acampamento

Amanheceu e a neblina estava bem forte, diminuindo a linda vista que desfrutamos no dia anterior. Tomamos café da manhã preparado pela equipe da Amazing Trips  e seguimos descendo a serra para chegar na entrada do Parque Nacional Serra da Canastra e visitarmos a Casca D’Anta.

Assim que começamos a andar, o dia se abriu num lindo céu azul. A caminhada foi bem tranquila nos 18 km desse dia, com trechos bem degradados pela passagens das motos.

Estrada de acesso ao Parque

Chegamos em uma estrada de chão que dá acesso ao Parque Nacional Serra da Canastra, com várias propriedades particulares, campings, alguns bares e restaurantes, ótimo local para passar uns dias em meio a natureza. Caminhamos cerca de 2km nessa estrada.

Parque Nacional Serra da Canastra

Esse Parque Nacional é o nosso 25º da nossa lista de Parque Nacionais Brasileiros. Veja nosso projeto de conhecer todos os Parques Nacionais do Brasil aqui.

Apesar das restrições, devido a pandemia do Covid 19, o PARNA Serra da Canastra apenas abriu a trilha para visitação a Cachoeira Casca D’Anta e com agendamento antecipado pelo site, de no mínimo 3 dias úteis de antecedência.

Na portaria os guardas parques exigiram o uso da máscara de proteção em toda a trilha até a cachoeira, podendo tirá-la apenas para entrar na água. Mas na verdade, não havia fiscalização pela trilha e todos caminhavam sem a máscara.

A trilha é uma subida moderada de quase 30 minutos e ao chegar próximo a queda, o caminho é feito pelas pedras. A vista da cachoeira é linda. Não tive coragem de entrar na água, pois estava bem fria, apesar do dia quente.

Ficamos 1 hora curtindo essa cachoeira e voltamos para São João do Glória, onde pegamos nosso carro e voltamos para casa.

Impressões desse destino

Incrível jornada. Por estarmos a mais de 9 meses sem caminhar em trilhas, sofri bastante no primeiro dia, mas os demais dias foram tranquilos. Caminhar pelo cerrado e encontrar o paredão da Serra da Canastra foi uma experiência muito legal. Conhecer a nascente do Rio São Francisco (simbolicamente a Casca D’Anta é a nascente do Rio São Francisco) também. Um roteiro que poucas agências realizam (gostamos muito da logística do pessoal da Amazing Trips ) e que vale muito a pena.

Veja o vlog desse dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *