Laguna Sucia e retorno a El Chalten – Argentina

10 de janeiro de 2012

Laguna Sucia

Acordamos, tomamos café da manhã e fomos espiar o Fitz Roy. Sim, concordo plenamente
com vocês, somos pé frio mesmo! Novamente ele estava encoberto! Eu não acreditei! Planejei 3 dias e 2 noites aqui só pra ver ele e ele se esconde da gente! Pois é, pusemos o plano B em prática: fomos a Laguna Sucia. Ótima decisão, pois sem dúvidas foi o lugar mais lindo que conhecemos em El Chaltén!

A trilha até a laguna é moderada, mal sinalizada, passando por um lindo bosque de Lengas, margeando o rio. Após o bosque vem a área das pedras pequenas e médias.
Flores patagônicas pelo caminho da trilha para Laguna Sucia

Trilha para Laguna Sucia em El Chalten

Vendo a neve cair na trilha para Laguna Sucia

De repente um paredão surge a frente. Para transpô-lo é necessário fazer uma escalaminhada tranquila, mas perigosa. Cuidado com as pedras soltas! Depois há mais um
trecho de pedras, um pouco maiores (a parte mais difícil na minha opinião) e nesta hora começou a nevar… A nevar muito… Olhando contra a luz pode-se perceber a nítida diferença entre a chuva e os flocos de neve, estes caem mais devagar e lentamente que a chuva. LINDO!
Fitz Roy encoberto, vista pela Laguna Sucia

Trilha para Laguna Sucia

Mais alguns metros a frente há uma travessia de um rio que desce da Laguna de Los Tres em forma de uma magnífica cascata. Vou confessar que tive um pouco de medo da travessia…

Após a travessia ainda tem mais um trecho de pedras menores e mais tranquilo. O trajeto de ida durou 2 horas. Essa trilha é bem pouco frequentada, uma pena, pois é linda!

Laguna Sucia

Ficamos cerca de meia hora na Laguna Sucia, maravilhados com tal beleza, vendo a neve
cair, o glaciar na nossa frente e o Cerro Poicenot gigantesco. Não se tem vista do Fitz Roy desta Laguna (por isso ela não é tão frequentada). Mas vale a pena a visita! Voltamos, cerca de mais 2h e fomos almoçar.
Volta da trilha para Laguna Sucia

Voltando a cidade

Depois do almoço arrumamos nossas tralhas e descemos até El Chalten, pela Laguna Capri, mais 2 horas de caminhada.

Voltando a cidade de El Chalten
Pica Pau Patagônico
Voltando a El Chalten
Trazendo o lixo de volta a cidade
Chegando na cidade fomos direto a Hosteria Koonek fazer o check in. Ótima hosteria, gostamos muito.  Tomamos aquele banho merecido (pois 2 dias tomando banho com lencinho umedecido ninguém merece…).

Saímos para jantar no La Braseria, ótima pedida para quem ficou 3 dias e 2 noites só comendo sopa e pão… O chorrizo e o Lomo deles são espetaculares. Voltamos ao hostel
e fomos dormir, numa merecida cama…

Veja mais dicas do que fazer em El Chalten:

6 comentários sobre “Laguna Sucia e retorno a El Chalten – Argentina

1. Cris Dias

Que linda essa laguna, amiga!
    Mas uma baita aventura pra chegar até ela, hein!
    Vocês são guerreiros! Do jeito que sou medrosa, não sei se conseguiria chegar até o final dessa trilha. 🙂
    Estou daqui acompanhando vocês.
    Boa viagem!
    Bjos

2. Joelma Elizabete

Estou querendo ir em agosto, mas vamos alugar carro, não estava animada a ir em el chalten, mas vendo vocês já quero, até porque vamos começar por Calafate, não custa ficar uns dias aí em El Chalten

Olá Joelma!
      Olha, acho que a viagem a El Chalten vale muito a pena…
      É linda!
      Mas em agosto, pleno inverno, não poderão fazer as trilhas, pois a neve estará alta…
      Espero ter ajudado.
      Volte sempre!
      Bj

3. Juvenau

Lembrando que está trilha é restrita e vc irá passar por diversos sinais de “proibido” e “trilha desativada”. Recomenda-se pedir autorização no guarda parque antes de prosseguir.