Praia de Tambaba e litoral sul da Paraíba

10 de fevereiro de 2017

Chegando em João Pessoa (Jampa)

Chegamos no Aeroporto de João Pessoa às 3 horas da madrugada e o transfer da pousada que ficou de nos pegar, infelizmente não estava lá. Pegamos um taxi e fomos até a Pousada Tambaú Mar e não tinha ninguém lá para nos receber. Ligamos para os números de celular que estavam na placa e a proprietária que nos atendeu, disse que alguém já iria nos recepcionar. O taxista que nos trouxe do aeroporto ficou conosco até alguém chegar. Achei super gentil da parte dele. Após as desculpas, nos acomodamos (ótimo quarto, roupas de cama e banho) e fomos descansar, já que o dia começaria cedo.

As 7:30h fomos tomar o delicioso café da manhã da pousada e o Vicente, nosso guia, veio nos buscar para fazermos o litoral sul da Paraíba, incluindo a Praia de Tambaba, a mais famosa da região. Nossa amiga Aline foi conosco nessa jornada.

Praia Bela

Saindo de Jampa fomos em direção ao município Conde (apesar da praia fazer parte do município de Pitimbu) e nossa primeira parada foi a Praia Bela (59 km de Jampa), um pouco cheia demais para nossos padrões de praia deserta. Tem uma pequena lagoa na foz do Rio Mucatu e o lindo mar azul esverdeado. Entramos nas areias da praia e descemos em direção ao sul por 5 km até chegar na próxima parada. Pelo caminho as lindas falésias laranja avermelhadas fazendo a divisão entre a mata e o mar.

 

Barra do Abiaí

O Rio Abiaí tem águas translúcidas e calmas. Ficamos por lá mais de 1 hora relaxando entre areias finas e siris. O mar é mais agitado e ficar na calmaria do rio vale mais a pena. Estávamos a menos de 15 km de distância de Pernambuco. Seu nome vem do tupi apiahy que significa ‘rio dos homens’.

Barra do Graú

Saindo da Barra do Abiaí subimos ao norte, passamos em frente da Praia Bela e andamos mais 1 km até a próxima parada. Nessa barra, que é a foz do Rio Graú, as águas são mais escuras e para atravessá-la é necessário um cuidado a mais, já que ela é mais funda e tem maior correnteza. O contraste do marrom do rio com o azul esverdeado do mar é lindo!

Praia de Tambaba

Voltamos a estrada e já no município de Conde entramos para o acesso a Praia de Tambaba, uma das mais famosas do litoral sul da Paraíba, devido sua área reservada à prática do Naturismo. Mesmo sem ter ido conhecer o lado naturista da praia, nos apaixonamos pelo local. Várias piscinas naturais e trilhas que nos levam à Prainha da Marcela, Portal da Jureia e a Praia da Arapuca, além da linda vista sob as falésias.

Ao chegar, nos deparamos com o primeiro mirante da Praia de Tambaba, que a esquerda fica a Praia de Arapuca e a esquerda a linda Tambaba.

Mirante da Praia de Tambaba

Descemos até a praia e dali pegamos a esquerda das pedras uma trilha que leva até a Prainha da Marcela (ou Marcelia), portal da Jureia e Praia de Arapuca. Lindas paisagens!

Praia de Tambaba

Prainha da Marcela (ou Marcelia)

Portal da Jureia

Praia da Arapuca

Voltamos a Praia de Tambaba e almoçamos em um dos restaurantes locais. Curtimos a praia durante a tarde e não tivemos coragem para passar o lado naturista. Dizem que as piscinas naturais são as mais lindas, mas infelizmente não fomos conferir…

Praia de Tambaba

Mirante da Escadaria

Saindo de Tambaba fomos ao Mirante da Escadaria que fica ali próximo. O caminho até ele é de carro entre mata característica da região e ruelas estreitas de chão batido e areia. Mas vale muito a pena. A vista é incrível! O contraste das falésias vermelhas e amarelas com o azul do mar é indescritível.

Mirante do Castela da Princesa

Na última parada do dia fomos ao mirante do Castelo da Princesa, uma linda formação rochosa em forma de castelo com quase 20 metros de altura. Um dos cenários mais lindos de todo esse dia de passeios pelo litoral sul.

Voltamos a João Pessoa, jantamos na praia de Tambaú e fomos descansar.

Tem vlog desse dia:

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *