Base do vulcão Aucanquilcha: Ollague

03 de janeiro de 2018

Ficamos ‘de boa’ até às 15 horas, horário marcado para sairmos à caminho de Villa Ollague, a 300 km de San Pedro de Atacama. Essa simpática vila é a base para quem deseja subir os vulcões Ollague e também o Aucanquilcha.

San Francisco de Chiu Chiu

Saímos de San Pedro de Atacama e fomos até Calama pela Ruta 23. Em Calama pegamos a Ruta 21 sentido Norte (divisa com a Bolívia) e nessa estrada passamos pela simpática Villa de San Francisco de Chiu Chiu. Nesta vila fica a igreja mais antiga conservada do Chile: Igreja de San Francisco e é um Monumento Nacional Chileno.

Foi construída em 1540 para catequização dos indígenas que ali viviam. A maioria das imagens dessa igreja datam de 1660. As paredes são de adobe e o teto e portas são feitos de cactos com amarrações de couro de llama. Ao seu redor ficam túmulos sem descrições e uma volta em torno dela chegou a me dar calafrios. Mas a igreja é muito bonita e bem conservada.

Salares Ascotan e Carcote

Seguimos viagem pela estrada e entramos na área da Reserva Nacional Alto Loa, e as paisagens a cada km ficavam cada vez mais lindas. Passamos pelos lindos vulcões ativos São Pedro e São Paulo, ambos acima dos 6 mil metros de altitude. Paramos no Salar Ascotan e Salar de Carcote para fotografar as belas paisagens de transição entre o deserto e o altiplano.

Vale do Rio Loa

Salar Ascotan

 

 

Salar de Carcote (Vulcão Aucanquilcha ao fundo)

Trem no Salar de Carcote

Villa Ollague

Chegamos nessa charmosa vila já no final da tarde e aproveitamos um lindo pôr do sol em suas ruelas e casas de aparência nostálgicas. À direita de quem chega por Calama, fica o vulcão Ollague com sua fumarola constante. E à esquerda fica o imponente vulcão Aucanquilcha com seu cume triplo. Sim, o Aucanquilcha tem 3 cumes e o central é o mais alto, aquele que subiríamos no dia seguinte (6.177 m).

Caminhamos pela vila e pudemos ver os trens chegando e partindo para a Bolívia, já que a divisa ficava a alguns metros da praça central de Ollague.

Ficamos no Hostal Atahualpa, bem confortável e que serve uma gostosa refeição. Encontramos um casal de brasileiros do Rio Grande do Sul que estavam de carro 4×4, que partiriam para o Salar de Uyuni no dia seguinte. Estavam vindo de San Pedro de Atacama também, mas saíram de lá cedinho, pois vieram por outra Ruta, a que passa pelo geiser El Tatio. Disseram que a estrada estava terrível.

Fomos descansar, pois o dia seguinte seria o dia mais importante para nossa trajetória de montanhismo.

Veja o vlog desse dia, e aproveita se inscreve no nosso canal do Youtube!

Veja a aventura completa nesse menu:

Dia 1 – Pukara de Quitor

Dia 2 – Travessia Salar de Uyuni primeiro dia  Saindo de San Pedro de Atacama

Dia 3 – Travessia Salar de Uyuni segundo dia

Dia 4 – Salar de Uyuni: alagado

Dia 5 – Piedras ojas e Lagunas Altiplanicas

Dia 6 – De bike no Valle de la Muerte em San Pedro de Atacama

Dia 7 – Vulcão Lascar 5.500m

Dia 8 – Base do Vulcão Aucanquilcha em Ollague (esse post)

Dia 9 – Subindo o vulcão Aucanquilcha 6.177m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *