Jalapão: Serra do Espírito Santo e Fervedouros

30 setembro de 2018

Serra do Espírito Santo

Acordamos cedinho, antes do sol nascer, para subir a Serra do Espírito Santo e lá de cima apreciar o nascer do sol desse lindo dia de aventura. Foram 30 minutos morro acima. A trilha segue em um zigue zague constante até o topo.

Chegamos 15 minutos antes do nascer do sol. Uma grande nuvem que estava estacionada na direção do nascente nos privou do espetáculo. Mas mesmo assim, entre as nuvens, o sol deu o ar da graça. A paisagem é linda. O céu parece mais vermelho aqui.

Cachoeira do Formiga

Voltamos da Serra do Espírito Santo para a pousada Beira da Mata para tomar o café da manhã e seguir até a Cachoeira do Formiga. Essa cachoeira é uma das mais lindas que já entrei, pois tem uma correnteza forte, águas cristalinas, temperatura agradável e um tom verde esmeralda incrível. A propriedade é particular, paga-se R$20,00 para entrar e o local conta com estacionamento, camping e banheiros. Ficamos mais de 1 hora lá nos banhando e mergulhando.

Fervedouro Encontro das Águas

Nosso primeiro fervedouro foi um inédito. Ainda não o conhecíamos. Pequenininho e forte. O empuxo é tão forte que ficamos com quase todo o tórax para fora da água. Incrivelmente lindo. A areia entra em todos os orifícios do nosso corpo. Fiquei quase 2 dias ainda achando areia em alguns lugares.

O fervedouro tem esse nome porque bem ao lado fica o encontro das águas dos rios Formiga e Sono. Para chegar até ele precisamos atravessar o rio Sono. É raso, mas a correnteza é forte a média. Há uma corda elevada para nos guiar e equilibrar nessa travessia.

Fervedouro do Ceiça

Antes de chegar ao Fervedouro do Ceiça, passamos na Comunidade Quilombola Mumbuca e almoçamos em uma das casas das senhoras da vila. Que delícia de almoço! A comunidade me pareceu mais triste comparado a nossa última vez aqui, mas o lindo artesanato com Capim Dourado ainda continua sendo o carro chefe do comércio local.

Na outra vez que estivemos aqui, em 2013, conhecemos esse fervedouro. E continua lindo. O olho d’água é maior que o do Encontro das Águas e tem uma força menor de empuxo. As areias brancas, as águas cristalinas e a vegetação verde no entorno lembram o paraíso.

Mesmo depois de 5 anos da nossa última visita, os proprietários não investiram em nada na estrutura do local. Ainda sem uma guarita, apenas uma cabana que já estava ali anteriormente.

Fervedouro Bela Vista

Que incrível o tamanho desse fervedouro. O maior que já visitamos. O olho d’água tem cerca de 7 metros de diâmetro e a piscina cerca de 15 metros. Mas sua força não é uma das mais fortes. Nesse fervedouro dá até para nadar. A vegetação entorno também é diferente dos outros que visitamos, bem conservado.

Ao visitar os fervedouros, lembre-se que ele é uma nascente. Então não use protetor solar, creme sem enxague em seus cabelos e claro, não urine na água.

São Felix do Tocantins

Chegamos na cidade de São Felix do Tocantins e fomos para a pousada São Felix do Jalapão, onde jantamos e fomos descansar. Linda a estrutura dessa pousada!