Trilha do Ouro: Cachoeiras Santo Isidro e das Posses

Trilha do Ouro no PARNA Serra da Bocaina

07 de dezembro de 2018

Mais uma travessia histórica, de 3 dias, para o nosso currículo: Trilha do Ouro. Chegamos em São José do Barreiro (SP) com o carro do guia e amigo Gerson Santos, bem cedinho. Deixamos o carro na portaria do Parque Nacional Serra da Bocaina. Arrumamos as mochilas e as 8:45h começamos a caminhada pela estradinha de 18 km que leva até a casa do Seu Tião, na Pousada Barreirinha, onde iríamos pernoitar.

O próprio Seu Tião, no dia seguinte, voltaria a pé para buscar o carro do guia e levaria até Mambucaba, em Angra dos Reis, onde chegaríamos dois dias depois.

Início da Trilha do Ouro

Cachoeira Santo Isidro

Após 20 minutos de caminhada descemos até a cachoeira Santo Isidro, a primeira na Trilha do Ouro. Já estivemos aqui algum tempo atrás e na época viemos aqui para passar o dia na água. Lembro que foi uma delícia. Veja as fotos. Mas hoje seria só de passagem, já que teríamos que andar o dia todo para chegar na pousada do Seu Tião.

Cachoeira das Posses

Já na hora do almoço chegamos na cachoeira das Posses. Linda! A trilha até aqui é bem tranquila, ora subida, ora descida, mas nada muito cansativo. O som do vento nas árvores e o canto dos pássaros compõe um cenário de filme do Walt Disney.

Muitos pontos de água (fresca e limpa) e também muita lama… Como nos últimos dias havia chovido com frequência, a trilha estava bem úmida e escorregadia. Dei uma escorregada bonita na lama, mas não me machuquei. O tempo estava instável, as vezes chovia, outras garoava. Mas nada de sol…

Pousada Barreirinha

Após uma intensa subida de quase 1 hora (a única do dia) e de mais uns 20 minutos andando sobre uma crista, vem a descida que chega a um vale onde fica a pousada.

Lá pelas 15:30h chegamos na casa do Seu Tião. Linda chácara, com galinhas, vacas e cachorro. A pousada é super simples, limpa e estilo bem rural. Fogão a lenha, casa de madeira, chuveiro quente para banho. Vários quartos com beliche e alguns com cama de casal.

A chuva forte não nos pegou na trilha, mas assim que chegamos o céu desabou. Mas foi chuva de verão: forte e rápida.

Depois do banho veio o delicioso jantar. Seu Tião não é fraco. Que feijão! Que frango! Que salada! Que mandioca frita! Estava tudo bom! Cozinheiro de mão cheia, além da simpatia em pessoa. Seu jeito tímido de tratar as pessoas de ‘senhor’ e ‘senhora’ nos conquistou. E os elogios à sua comida e acolhimento fazia seu sorriso ficar ainda mais gostoso. Figuraça!

Depois do jantar, fomos descansar! Pois no dia seguinte andaríamos mais 12 km da Trilha do Ouro.

Veja o vlog desse dia:

6 comentários sobre “Trilha do Ouro: Cachoeiras Santo Isidro e das Posses

  1. Mary

    Aaah que delicia de relato e que footos. Amei…me emocionei e ri tb do Sr. Tião. Vocês andam por aí heim? Que os ventos soprem a favor de suas andanças. Bj grande. Hasta la vista. 😘

  2. Diogo

    Bom dia! Nossa, muito legal. Parabéns pelo vídeo e pelo site como um todo!

    Gostaria de tirar uma dúvida: pelo que me parece, a trilha do outro é auto-guiada, certo? Não é necessário contratar guia?

    Muito obrigado!

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Diogo. Obrigada pelo carinho. Sim, a trilha é autoguiada e bem definida. Se você for com um GPS e o tracklog da trilha, conseguirá navegar bem facilmente. Volte sempre! Beijo. Carla

  3. CELSO HIGA

    Boa noite . Acompanho sempre os seu vídeos e os relatos. Mas eu acho que poderia ter um pouco mais de informações pra quem gostaria de fazer o trekking. Você poderia me responder se a entrada é paga. A melhor época para ir. O guia foi pago? A pousada do Tião. Contato? Reserva? Custo? Quanto ele cobra pra levar o carro pro fim da trilha? Desde já agradeço.

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Celso. Obrigada por nos acompanhar. Nosso blog e videos tem objetivo em mostrar as paisagens do nosso Brasil. Infelizmente o contato do guia, que era o gerson Expedições, ele parou de guiar. O contato do seu Tião eu não tenho. Desculpe. O guia é pago e a pousada na casa do seu Tião também é paga. A entrada no parque é livre. Não sei quanto o seu Tião cobra para levar o carro até o final da trilha também, pois estava tudo incluído no ‘pacote’ que fechamos com o guia. Acho que o papel do guia é fundamental nessa trilha, para acertar essa logística difícil de fazermos. Alguns outros viajantes fizeram a Trilha do Ouro de forma independente, talvez fosse melhor perguntar a eles como fizeram com essa logística. Como nosso objetivo é só mostrar as fotos e as imagens dos locais, não nos atentamos a logística e preços. Obrigada por entender. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *