Trilha do Ouro: Seu Tião à cachoeira do Veado

Saindo da Pousada Barreirinha

Acordamos cedinho e tomamos um delicioso café da manhã caprichado, feito pelo Seu Tião com o maior carinho. O dia estava chuvoso, mas nada que impedisse nossa jornada. Assim que terminamos de arrumar nossas coisas, saímos com o guia Gerson Santos para a aventura de hoje. Estava previsto 12 km até a cachoeira do veado, nosso local de acampamento ‘selvagem’.

Muita lama

O início do caminho segue por uma picada boa, espaçosa e bem demarcada. Acontece que com as chuvas dos últimos dias ela estava bem alterada. Havia trechos que surfamos literalmente na lama. Sou difícil de cair em trilha, mas não escapei dessa… Levei dois tombos bem feios, daqueles que se alguém estivesse filmando daria boas risadas na internet.

Passamos pela casa/pousada da Dona Palmirinha, outra boa opção para quem deseja pernoitar com mais conforto. Ela tem quartos, área de camping e refeições. Logo depois começam os trechos de trilha com o calçamento de pedras, tão famoso na Trilha do Ouro. É bem difícil caminhar sobre eles, já que molhados viram uma verdadeira pista de patinação. E com o desnível, ora subindo, ora descendo, os escorregões são inevitáveis. Use bastões de caminhada e pise entre as pedras, tentando firmar a sola de sua bota na vegetação (ou lama) entre as pedras do calçamento, pelo menos isso dará uma segurança maior.

Passamos por vários lagos/açudes, algumas casas de fazendas, riachos, pinguelas (pontes de tronco com apenas um lado com corrimão) e muita, mas muita lama.

Cachoeira do Veado

Depois de quase 6 horas caminhando, chegamos na área de camping selvagem da cachoeira do Veado. Ao longe a gente escutava o som estrondoso da queda d’água, mas não conseguíamos ver a cachoeira, pois a mata é muito fechada naquela parte. Assim que armamos nossa barraca fomos lá ver a grandiosa queda. INCRÍVEL! Uma das cachoeiras mais lindas que já vi. São três quedas de água e com as chuvas o volume estava bem intenso. Tem cerca de 200 m de altura, mas só conseguimos visualizar de sua base duas quedas. Tem um vídeo no YouTube (nesse link), que o drone faz um vôo sobre as quedas. Impressionante.

Ficamos de boa por ali, tomamos um delicioso banho e fomos descansar.

Tem vlog no nosso canal:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *