Dientes de Navarino: Paso Ventarrón à Laguna Martillo

15 de janeiro de 2019

Paso Ventarrón

Depois de uma gostosa noite de sono e sem frio, acordamos e tomamos nosso café da manhã. Desmontamos as barracas e começamos a subir o paso Ventarrón. O dia estava bem feio, com muitas nuvens prometendo muita chuva e neve… Subimos o paso em 20 minutos. A vista lá de cima estava linda!

Descemos o paso Ventarrón sob chuva e neve. Mas não ventava muito. O frio começou a apertar e descobri que andar na chuva é bem pior que andar sob nevasca. A neve bate na roupa e cai no chão. A chuva bate na roupa e molha… A sensação térmica é mais baixa sob chuva, com certeza.

A descida é em uma trilha cercada de pedras. No início, as pedras estavam meio soltas e escorregadias, mas depois de alguns minutos a trilha voltou ao normal.

Laguna Hermosa

Chegamos em uma área com mais vegetação e avistamos ao longe a Laguna Hermosa. Nesse momento a chuva engrossou e meu anorak (Venture da The North Face) começava a minar água por dentro pelo pescoço e ombros, locais onde a mochila estava em contato com meu corpo. Os demais lugares, o anorak isolou bem a chuva.

Laguna Martillo

Após subir mais um pouco, chegamos em uma área bem aberta e avistamos a laguna Martillo lá de cima. Descemos e a chuva estava muito forte. Iríamos seguir por mais umas 2 horas, mas como estávamos molhados e com frio, decidimos acampar ali mesmo, mesmo sendo apenas às 13h. Escolhemos um local para armar a barraca, mas como estava tudo molhado, acabamos escolhendo uma área bem encharcada…

Armamos a barraca, entramos e trocamos de roupa rapidamente. Eu tremia feito vara verde. Fizemos um chocolate quente para beber e isso me aqueceu um pouco. Percebemos que o fundo da barraca estava minando água. Mas a chuva era tão intensa e não parava, que nem cogitamos a hipótese de mudar de lugar de acampamento.

Ficamos descansando dentro da barraca e mais a noitinha jantamos. Dormi super mal. Passei frio a noite. De madrugada levantei para fazer xixi e vi tudo nevado… Fiquei ansiosa para ver a manhã do dia seguinte, pois sabia que a vista estaria incrivelmente linda.

Tem vlog desse dia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *