Dientes de Navarino: Cerro Bettinelli à base do Paso Ventarrón

14 de janeiro de 2019

Acampamento Cerro Bettinelli

Acordamos no acampamento base do Cerro Bettinelli e tomamos nosso café da manhã. Arrumamos nossas coisas para seguir o caminho até o paso Ventarrón. A noite foi tranquila, quentinha e sem chuvas. Uma perfeita noite de acampamento. Como a caminhada de hoje também era curta, saímos às 10h, assim pudemos curtir mais o local.

Atalho pelo morro de pedras

Voltamos um pedaço da trilha que fizemos ontem para chegar até o acampamento e resolvemos ‘cortar caminho’ pela castoneira (represa feita pelos castores). Chegamos em uma área do rio, incrível, parecido com cenas de filme do Walt Disney. Fotografamos muito por ali, depois de atravessarmos o rio, subimos o morro mais ‘perigoso’ desse dia. Com inclinação de mais de 50%, pedras soltas e após uns 15 minutos, chegamos a trilha oficial, a que segue à Laguna de los Dientes e o lindo cerro Gabriel.

Laguna de los Dientes

A vista de cima da Laguna de los Dientes é linda, mas a visão do Cerro Gabriel a sua direita é o que mais impressiona. Andamos por sua margem direita por quase 1 hora e meia e conseguimos fotos lindas desse trecho.

Paramos para almoçar no morro de intersecção entre as lagunas de los Dientes e Escondida. O sol estava agradável e conseguimos relaxar um pouco. Mas assim que resolvemos continuar a caminhar, a chuva (neve) começou a cair, e a primeira imagem da Laguna Escondida não foi uma das melhores…

Laguna Escondida

Para quem faz a travessia Dientes de Navarino ‘normal’, aqui seria o local de acampamento, mas como a gente está numa rota alternativa, resolvemos acampar mais à frente. O que me impressionou foi a força do vento nessa laguna. Se você for acampar aqui, ancore bem sua barraca.

Subimos até um mirante para apreciar melhor essa laguna e o sol deu o ar da graça. Aí sim! A laguna revelou sua coloração azul magnífica! Que laguna linda! Digna de cartão postal!

Cruzamos pela margem esquerda da laguna Escondida até um mirante construído de madeira para observação. Vista incrível dos Dientes e da laguna azul! Seguimos, pois nosso acampamento ainda estava longe…

Seguimos descendo junto ao rio que sai da laguna Escondida e depois cortamos uma floresta de lengas à direita. Saindo da floresta já pudemos avistar o Paso Ventarrón.

Base do Paso Ventarrón

Subimos um pouco pelas pedras que fazem a parte da drenagem das águas que descem das montanhas pelo paso Ventarrón e encontramos uma área abrigada para montar o acampamento, ao lado do rio.

O Élio e mais duas pessoas do grupo resolveram subir até o paso para fotografar, já que o dia estava bom. Eles ficaram com medo que na manhã do dia seguinte o tempo estivesse fechado e preferiram subir o paso hoje mesmo para fotografar. Sucesso! As fotos ficaram lindas.

Depois de montado o acampamento, fizemos nosso jantar e como o final da tarde estava agradável (lembrando que a ‘tarde’ dura até quase a meia noite), acendemos uma fogueira (eu sei! Sempre falo para vocês não fazerem isso que pode dar M… Mas acendemos ela em um local seguro e tínhamos 6 pessoas para monitorá-la, aliás, como é difícil fazer fogo aqui, a lenha é muito úmida e foi trampo conseguir manter o fogo aceso.).

Foi minha primeira fogueira em todos esses anos de trekking e achei muito gostoso. Mas mesmo assim fiquei com o coração na mão com medo de dar algo errado. Lembrando que a travessia Dientes de Navarino não faz parte de nenhum Parque Nacional e por isso não é proibido fazer fogueiras. Mas todo cuidado é pouco.

Depois de um bom papo, fomos descansar.

Tem vlog desse dia, confira aqui: