Vulcão Sairecabur no Atacama

03 de março de 2019

Chegando na base do Sairecabur

Saímos cedinho de San Pedro de Atacama, antes mesmo do café da manhã. O pessoal do Hostel nos deixou um delicioso kit para café da manhã para levarmos conosco. O guia Christian da Vulcano Expediciones passou pontualmente no hostel e começamos a jornada até a base do Sairecabur.

O caminho que leva ao vulcão é o mesmo que vai para os Geisers el Tatio, mas como as chuvas de janeiro castigaram a região, tivemos que pegar uma estrada alternativa que aumentou em quase 1 hora nosso percurso de carro.

Aos 5000m de altitude paramos para tomar o café da manhã que o guia preparou para a gente. Nesse ponto o outro carro do guia Pablo que estava com mais 3 clientes que fariam o Sairecabur conosco.

Local do café da manhã

Finalizamos o café, voltamos para o carro e continuamos na estrada por quase um hora. Normalmente os carros ficam estacionados a 5500m, em uma lagoa aos pés do vulcão, mas como estava bastante lama e nevado o carro ficou a 5400m. Em boas condições até ônibus sobem lá e levam turistas que querem sentir os efeitos da altitude, mas não querem caminhar. Por isso pelo caminho há placas nas altitudes do campo base do Everest (5364m) e do cume do Mont Blanc (4810m), onde você pode fotografar na mesma altitude, uma brincadeira sobre a facilidade de se chegar ali de carro.

Chegamos no local que deixamos os carros às 9:15h e começamos a caminhar. Levei os crampons, água e comidinha a parte.

Local onde deixamos o carro

Início da trilha

O início é bem fácil, pois anda-se em grande parte em nível. A elevação mesmo, começa depois da pequena laguna, onde oficialmente é o estacionamento dos carros. O mais difícil nesse trecho foi ficar desviando da lama que estava descongelando e não atolar os pés. Devido ao frio, não queria molhar meus pés, já que estava com botas de trekking normal.

Subida até a casinha de ferro

Fomos com nossos próprios calçados até uma casinha de ferro que se encontra a 5670m, local onde colocamos nossos crampons. Os meus o próprio guia me cedeu, já que não tenho nenhum e nem pretendo comprar. Prefiro alugar quando for usar, já que uso muito pouco. Menor consumo, o Meio Ambiente agradece!

Chegando aos 5800m e descendo

Foram cerca de 2 horas desde a casinha até os 5800m. Foi nesse ponto que desistimos de subir, pois a neve estava muito fofa, afundando a cada passo até os joelhos e eu como sou gordinha afundava até mais. Os dois guias (o Christian e Pablo) decidiram, por segurança, abortar a expedição. Faltava 200m de desnível e desistir ali foi muito triste, pois eu estava bem.

O Francês do outro guia não ficou muito feliz com a decisão, disse que queria ir sozinho, mas o guia foi convincente nos perigos que poderia correr e ele voltou conosco.

Cume secundário do Sairecabur

O cume verdadeiro fica a esquerda de quem sobe o Sairecabur e o cume secundário fica a direita. O Elio, o Francês e um dos guias resolveram fazer esse cume, que fica a 5800m. Como era a mesma altitude que consegui chegar ao tentar subir o cume verdadeiro e a vista seria a mesma, resolvi não acompanhá-los. Mas o lugar era lindo, veja as fotos do Elio.

Voltando para o carro

O retorno foi bem mais rápido, como sempre. O legal é que a paisagem mudou bastante, já que toda aquela neve da manhã já havia derretido. Um pouco antes de chegar ao carro, o tempo virou e várias nuvens pesadas cobriram o céu.

Voltamos para San Pedro e fomos descansar.

Veja o vlog desse dia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *