Asa de Hermes no Itatiaia

05 de maio de 2019

Trilha para Asa de Hermes

Acordamos cedinho, após uma maravilhosa noite de sono tranquila na Pousada Casa Andina, pertinho da entrada à estrada de acesso ao Parque Nacional do Itatiaia, reservada pelo pessoal da Montanero Expedições.

Após o café da manhã, pegamos nossas coisas e seguimos de van até a entrada do parque, 17 km de uma estradinha de chão bem ruim.

A trilha segue ao lado do majestoso Agulhas Negras, o tempo todo e já perto da base das Agulhas, dá para ver a formação rochosa peculiar da Asa de Hermes em cima da montanha.

Escalaminhada até o cume

A trilha fica uma verdadeira escalaminhada do meio ao fim, onde subimos pedras enormes por passagens quase secretas. Um grupo sem guia, a nossa frente, estava meio perdido. Tentamos ajudar, mas estavam muito lentos e demos as instruções para continuarem, pois haviam poucos totens de orientação. Tiveram bastante dificuldades e desistiram no meio do caminho. Por isso recomendo irem com guia, pois o trecho é confuso, mas não é difícil.

Apesar de ser uma escalaminhada, não precisamos de corda em nenhum momento, pois é bem menos exposto que a subida ao Maciço Prateleiras.

Asa de Hermes

Chegamos no cume as 10:30h e a vista da face norte do Agulhas Negras, bem pertinho, por um ângulo ainda novo para mim, me impressionou demais. Aliás, a própria formação rochosa da Asa de Hermes e como ela se equilibra sobre as rochas é impressionante. Parece que vai cair no primeiro vento forte…

Voltando ao Abrigo Rebouças

Descer foi mais fácil que subir, apesar de eu sempre pensar ao contrário. Apesar da inclinação, foi fácil a parte técnica, pois descer de bumbum foi a melhor pedida.

Cachoeira das Flores

Chegamos meio dia e meia ao Abrigo Rebouças e almoçamos por ali mesmo uns lanches que trouxemos. O pessoal decidiu ir a Cachoeira das Flores tomar um banho. Apesar do dia lindo, estava frio e eu não arrisquei. Ficamos um pouco por ali e voltamos para casa.

No mês de junho fizemos o cume das Agulhas Negras e ao final do próximo post, coloco minhas impressões desse destino.