Pedra do Sino no Itatiaia

03 de maio de 2019 (Pedra do Sino)

Chegando no Parque Nacional do Itatiaia

Mais uma vez nesse lindo parque! Falta muito pouco para a gente ‘gabaritar’ todas as opções do Itatiaia. Nessa temporada, fizemos a Pedra do Sino (2.670 m de altitude, nona montanha mais alta do Brasil, nesse post), Asa de Hermes e Pico das Agulhas Negras (quinta montanha mais alta do Brasil), que serão relatados nos próximos posts.

Aliás, falta muito pouco para gabaritar as 10 montanhas mais altas do Brasil, apenas as duas primeiras (Pico da Neblina e Pico 31 de Março no Amazonas – praticamente impossível de se fazer) e a sexta (Pico do Cristal em MG, que por bobeira deixamos de fazer quando estivemos no Pico da Bandeira, a terceira da lista).

Para essa aventura contamos com a agência Montanero e o guia Pedro. O roteiro desse final de semana se chama LABO B do Itatiaia, que passa pelo Circuito 5 Lagos, Cachoeira do Aiuruoca, Ovos de Galinha, Pedra do Sino, Asa de Hermes e Chapadão da Lua.

Circuito 5 Lagos

Chegamos cedinho ao parque e começamos por essa linda trilha, que já tínhamos feito quando fizemos a Pedra do Altar. O dia estava maravilhoso e o sol nos acompanhou quase o dia todo.

Cachoeira do Aiuruoca

Pegamos o desvio para a Cachoeira do Aiuruoca, considerada a cachoeira na maior altitude do Brasil, com sua linda queda que tem cerca de 20 m de altura.

Ovos de Galinha

Voltamos um trecho da trilha, ao lado do Rio Aiuruoca e fomos até os Ovos de Galinha, um interessante lugar no PARNA Itatiaia. Essa formação rochosa se apresenta arredondada quando a observamos de longe, mas ao se chegar próximo a ela, podemos ver que são quase retangulares e assimétricas, nada parecidas com ‘ovos’.

Cume da Pedra do Sino

Continuando a subir e passamos por um enorme lageado de pedras, com deformações curiosas, como se fossem riscos profundos e buracos de todos os tamanhos, provavelmente ocasionados pela ação das chuvas, que remetem a lembrança de um terreno lunar. Muito curiosa essa formação rochosa e confesso que é um pouco ruim andar por ali.

A subida tem inclinação baixa a média e em nenhum momento necessita-se fazer escalaminhada. Subi no meu ritmo, devagar e sempre e a vista do Pico Agulhas Negras por trás é linda e incomum, bem diferente da formação frontal de quando se chega ao parque e isso acaba sendo uma das cenas mais marcantes dessa trilha.

O tempo fechou assim que chegamos ao cume, mas mesmo assim conseguimos registrar boas fotos e curtir o visual ímpar lá de cima, mas o frio começou a atrapalhar. Por causa que estávamos esfriando da caminhada e claro, o tempo fechado com neblina baixa ajudou bastante.

Descendo a Pedra do Sino

A volta, como sempre, foi mais tranquila (pois descer todo santo ajuda, risos). Foram 3 horas de caminhada até o Abrigo Rebouças, onde a nossa van estava nos esperando para nos levar até uma pousada na região para descansarmos e dia seguinte fazer a trilha até a Asa de Hermes. Deixamos para trás uma das montanhas mais altas do Brasil e com uma sensação de conquista nos olhos.