Cerro Plata (Refúgio Mausy a Vega Superior)

27 de dezembro de 2019

Chegando de carro ao Refúgio Mausy

Na saga de fazer o Cerro Aconcágua do dia 7 a 22 de janeiro de 2020 (um sonho de consumo do Elio, ao qual vem se preparando para isso a mais de 5 anos), resolvemos fechar com o a agência Gente de Montanha o trekking ao Cerro Plata, como exercício de aclimatação para o Aconcágua. As datas dos dois trekkings casaram, mesmo sendo realizadas com agências diferentes (o Aconcágua fechamos com o Marcelo Delvaux) e seguimos com o plano.

Chegamos em Mendoza, na Argentina, no dia 26 de dezembro de 2019, encontramos o pessoal do Gente de Montanha, alugamos alguns equipamentos (alugamos bota dupla, crampons, duffel bag, casaco de cume) e dia 28 pegamos a estrada à Vallecitos, onde fica o início da trilha ao Cerro Plata, cerca de 3 horas de carro.

Chegamos no Refúgio Mausy (a 2.400m de altitude) no final da tarde de um dia lindo de verão. Poucas nuvens no céu e um clima agradável. Jantamos e dormimos nesse refúgio. A noite os guias mediram nossas pressões arteriais e aí começou minha cisma com ela… Marcou 150×100 mmHg, alta para a ocasião. No Brasil, normalmente é 130×90 mmHg.

Refúgio Mausy

Início da trilha

No dia seguinte (28/12/19), acordamos cedo, tomamos um delicioso café da manhã e começamos a andar rumo ao Cerro Plata. O dia estava bom, sol entre nuvens, e a subida dos 500m de desnível foi realizada com sucesso.

A paisagem local é linda, pois a vista do vale entre montanhas gigantes é impressionante. Ao fundo sempre nos acompanhavam os Cerros Vallecitos (5550m) e Rincón (5450m), dois gigantes do Cordón del Plata.

Veguitas

Vegas são como oásis no meio da paisagem bruta e pedregosa das morrainas e acarreos dos Andes. Nela nascem gramas, pastos, flores, e pequenos animais que vivem nesse paraíso. Além de possuir uma água incomum cristalina e pura que desce dos degelos das montanhas.

Escolhemos Veguitas para ‘almoçar’. De Veguitas a Vega Superior foram mais 2 horas de caminhada.

Vega Superior

Escolhemos Vega Superior (um pouco mais acima de Veguitas) para ser nosso acampamento por 2 noites. Lugar super agradável no meio do vale. Fizemos até uma aula de yoga e meditação no final do dia.

Anoiteceu tarde, mas o espetáculo de cores no céu foi admirado por todos. Os tons amarelos, vermelhos e violetas da paleta de cores da natureza estavam presentes. Presente de Deus. Fomos descansar pois nossa aventura ao Cerro Plata estava apenas começando.

Vega Superior

Veja o vlog desse dia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *