Adolfo Calle: aclimatação para o Plata

29 de dezembro de 2019

Início da trilha ao Cerro Adolfo Calle

Acordamos cedinho e tomamos um ótimo café da manhã preparado pelo pessoal do Gente de Montanha. Como é bom comer bem na montanha, não é mesmo?

Logo depois, começamos a subir o Cerro Adolfo Calle de 4260m de altitude. Saímos do acampamento Veguita Superior a 3400m (veja nossa chegada nesse acampamento no dia anterior), logo o desnível foi de 800m em menos de 3 km. Subida íngreme.

Platô entre Adolfo Calle e Stepanek

A primeira subida durou quase 3 horas. Apesar de ter a trilha bem demarcada, o acesso é difícil por causa dos milhões de pedras soltas pelo caminho. No vídeo no final desse post, você poderá ver como era a inclinação dessa subida.

Chegamos a um platô a 3900m e descansamos um pouco. A guia disse que nosso objetivo de hoje era chegar aos 4000m e só faríamos o cume do cerro Adolfo Calle se estivéssemos bem.

Cume Adolfo Calle (4260m)

Aos 4000m de altitude a guia viu que todos estavam bem e que poderiámos continuar. Um grupo foi na frente, porque estavam mais rápidos (equipe Jaguar), e eu fui atrás com o grupo mais lento (equipe Jaboti). Chegamos uns 20 minutos depois do primeiro grupo no cume.

Que visual lindo, apesar das nuvens fechando quase todo nossa vista! Que paredão e precipício lindos! Um dos cumes mais bonitos que já vi na região. Valeu 100% a pena.

Descendo o Adolfo Calle

A descida sempre é mais rápida e fácil, pelo menos para mim é mais fácil. Quando chegamos ao platô, um raio caiu muito próximo da gente e todos ficaram com medo. Um temporal se formou de repente e começou a chover e nevar. Colocamos nossos anoraks e saímos o mais rápido possível dali.

Já no acampamento Veguita Superior, a chuva não deu trégua e ficamos descansando na barraca. Mais tarde, jantamos e fomos descansar, pois no dia seguinte iríamos ao acampamento Salto.