Campos do Quiriri – 3 marcos da divisa

22 de novembro 2020

Chegando no início da trilha

Aproveitando que estávamos em Curitiba, resolvemos fazer com a Ana Wanke a trilha o pelos campos do Quiriri até os 3 marcos da divisa entre o Paraná e Santa Catarina, que fica em Tijucas do Sul PR. Um local que eu já tinha ouvido falar, mas nem imaginava que era tão bonito assim.

A trilha toda dá cerca de 9 km o que dura mais ou menos 4 horas.

Fomos com nosso carro próprio até o início da trilha, devido a pandemia do Covid 19, onde estamos evitando andar em vans ou ônibus onde haja aglomeração de pessoas. A estrada de terra me assustou 2 vezes, em subidas íngremes com pedras soltas, mas meu carro, mesmo sendo baixo, subiu.

Primeiro e segundo marco

Os dois primeiros marcos são de fácil e rápido acesso, bem próximos ao local onde estacionamos os carros. Leves subidas e uma vista incrível da Serra do Mar.

Terceiro marco, o mais bonito

Para chegarmos ao terceiro marco a trilha é mais longa, mas sem dificuldades, pois atravessamos um lindo campo com terreno levemente ondulado, os campos do Quiriri. Atravessamos um riacho e por fim chegamos ao marco.

Mais adiante do marco fica a encosta de um paredão que dá de frente para a região da baia de Guaratuba e Brejatuba. Uma vista incrível. Esperamos alguns minutinhos para o tempo abrir, já que chegamos com muito nevoeiro.

Mirante da baia de Guaratuba

Lá do mirante avistamos também o Morro Araçatuba, Pedra Branca do Araraquara e a Pedra da Tartaruga.

O retorno até os carros foi sob pressão, um temporal estava se armando ao longe. mas conseguimos chegar secos nos carros.

Tem vlog desse dia:

Impressões desse destino

Muito gostoso conhecer nossa região. As vezes fico pensando que essa pandemia chegou em boa hora, assim acabamos conhecendo mais aqui perto de casa. Um final de semana com 2 lindas aventuras: caverna x trilha, injeções de ânimo no nosso dia-a-dia. vale a pena conhecer.

4 comentários sobre “Campos do Quiriri – 3 marcos da divisa

  1. Laura Martins Dutra

    Salve!

    meu nome é laura, adorei as fotos, conheço essa região, mas não fui ainda
    sabe me dizer se pra entrar tem algum custo? se pagaram no local do marco da divisa?

    grata

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Laura. Quando fomos não havia custo para entrar, mas como é numa propriedade particular, é bom chegar lá na entrada e perguntar.

  2. Gustavo Back de Souza

    Olá.

    Parabéns pela expedição, realmente as trilhas do Quiriri são espetaculares.

    Qual a propriedade que da acesso ao Marco da Divisa?

    Tenho tentado levantar informações, mas não tenho localizado.

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *