Vale das Ostras – Eldorado

Chegando no Vale das Ostras

29 de novembro de 2020

Tenho até vergonha de comentar, mas depois de mais de 17 anos morando aqui no Vale do Ribeira – SP, em Iguape, fomos conhecer essa trilha. É um destino ainda pouco procurado, pois muitas pessoas que vem conhecer a cidade de Eldorado e região, se apegam aos roteiros tradicionais: Caverna do Diabo e as cavernas do PETAR.

O Vale das Ostras tem esse nome devido antigos moradores encontrarem por lá resquícios de ‘sambaqui’. O Ribeirão das Ostras, que corta o vale, passa por dentro da Caverna do Diabo e cai majestosamente na Queda de Meu Deus, o atrativo principal da trilha do Vale das Ostras.

A trilha começa em uma propriedade particular, onde pagamos 5 reais por pessoa para ter acesso. A caminhada é tranquila em meio a mata e com várias travessias do ribeirão. É necessário estar com tênis ou bota pois todas travessias são feitas de calçado, mais seguro.

O circuito tem cerca de 10 quilômetros e ao total são 12 cachoeiras a serem visitadas pelo caminho, entre elas:  cachoeiras do Engano, do Vomito, da Meia-Volta, da Escondida, Trigêmeas, do Funil, do Palmito e do Papo chegando finalmente a Queda de Meu Deus, com 53 metros de altura. Veja o circuito completo:

Para fazer essa trilha é necessário contratar um guia. Fomos com o Jonatas da JJ Aventuras e amamos a companhia. Nesse post vou colocar as fotos das 7 primeira cachoeiras e os 2 vídeos referentes a esse trecho. No próximo post coloco as restantes.

Cachoeira do Engano

A caminhada até ela é tranquila, com várias travessias do rio que tem águas transparentes e cristalinas. É a parte mais longa do circuito que andamos sem encontrar nenhuma cachoeira, as demais cachoeiras são mais próximas entre si.

Cachoeira Andorinha

O entorno da trilha é muito preservado e a inserção na mata é um momento muito gratificante. Fiquei encantada com o lugar. Nunca tinha caminhado tantas horas em um ambiente tão verde, preservado e com tantos representantes da flora. Árvores centenárias, grandes árvores caídas, bromélias, musgos, líquens, flores, cogumelos. Acho até que vi uns duendes…

A cachoeira Andorinha foi uma das cachoeiras mais lindas do circuito, na nossa opinião.

Cachoeira Jaguatirica

Poço do Jacaré

Cachoeira Meia Volta

Cachoeira Escondida

Cachoeira Trigêmeas

Cachoeira do Funil

Essas foram as 7 cachoeiras e 1 poço do post de hoje. Sugiro que você veja os vlos dessa aventura, vou deixar os 2 vídeos desse trecho aqui a seguir.

Veja os vlogs desse trecho da trilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *