Vila de Igatu na Chapada Diamantina

Poços do Rio do Meio

06/01/2021 – Hoje o dia era de descanso, por isso ficamos na Vila de Igatu e fomos conhecer o Rio do Meio onde tem alguns poços para banho.

A trilha para os poços do Rio do Meio fica na mesma rua da nossa pousada e depois de caminharmos por cerca de 20 minutos chegamos neles.

Perdemos umas 2 horas lá, nos banhando, contemplando a natureza e nos refrescando do calor intenso da Bahia. Valeu muito a pena.

Nesse mesmo dia, pegamos o nosso carro alugado (Mobi – Fiat – 1.0) e fomos até Mucugê, pelo caminho longo (48km), que na nossa opinião estava melhor (menos pior), mesmo sabendo que o caminho curto era de apenas 22km até Mucugê.

Em Mucugê , encontramos o nosso guia da trilha do dia seguinte (o sensacional Binho) que estava nos esperando em um restaurante. Aproveitamos para almoçar ali. Toda a logística desses dias na Chapada Diamantina foi agendada com o Dmitri de Igatu, nosso guia e amigo, da agência Chapada Trekking. Depois de almoçar, seguimos até Ibicoara (77km de Mucugê), cidade onde seria nossa trilha do dia seguinte (Fumacinha por baixo).

Em Ibicoara, dexamos o Binho na casa dele e fomos até na casa (pousada) da Dona Bia, que fica no povoado Baixão, último povoado antes da trilha para a Fumacinha por baixo.

A estrada até a casa da Dona Bia é em boa parte a mesma que vai até a Cachoeira do Buracão, que conhecemos na outra vez que estivemos na Chapada Diamantina em 2012. A estrada continua ruim, com um trecho de morro que pensei que o nosso carro 1.0 não conseguiria mais voltar.

Dona Bia é um amor e fez uma deliciosa janta para a gente. Seu quarto de pousada é novinho, super aconchegante e limpo. Depois do jantar, fomos descansar.

Veja o vlog desse dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *