Cachoeira Três Barras

Mucugê – Chapada Diamantina – BA (05/01/2021)

Acordamos cedinho em Igatu e o nosso amigo e guia Dmitri de Igatu da Chapada Trekking nos levou até o início da trilha próximo a Mucugê. A trilha de hoje estava prevista a Cachoeira Três Barras e Cristal, mas por falta de água na cachoeira Cristal, resolvemos fazer apenas a Três Barras.

A caminhada é de 14km ida e volta que começa na beira da estrada de Andaraí a Mucugê, cerca de 11 km de Mucugê.

Andando nos gerais

Em outubro de 2020 um incêndio queimou grande parte do Gerais por onde começa a trilha. Apesar das chuvas, a região ainda tinha cheiro forte característico de lugares queimados e as cinzas ainda pairavam sobre o que restou dos vegetais. A parte boa é que pudemos visualizar o rebrote acelerado de algumas espécies da região, reavivando o verde da trilha.

Após a caminhada por quase 1 hora nos gerais, chegamos a descida até o rio Piabas, no qual caminharíamos em seu leito quase que seco, até chegar a Cachoeira Três Barras.

Descendo os gerais

A descida foi tranquila por uma pequeno trecho de escalaminhada e o restante em uma descida de inclinação média. Em poucos minutos estávamos no Rio Piabas, onde paramos para contemplar.

No leito seco do Rio Piabas

A caminhada até a cachoeira Três Barras é, na maior parte do tempo, no leito e margens desse rio com poucas águas escuras. As formações rochosas são imponentes e marcantes, formando um cenário muito fotogênico.

Cachoeira Três Barras

Chegamos na cachoeira Três Barras com o tempo ainda fechado, mas em menos de 30min abriu um céu azul com sol intenso. O banho foi inevitável. O poço dessa cachoeira é enorme, a queda tem cerca de 15 metros e havia pouca água devido a estiagem. Mas a coloração escura das águas impressiona e as fotos do local ficaram lindas.

Voltando para estrada

Após 1 hora de descanso e banho nas águas escuras da cachoeira Três Barras, voltamos para a estrada, onde o carro nos resgataria. Mas antes de subir o paredão dos gerais, paramos para mais um banho no Rio Piabas, pois os sol estava intenso e fazia muito calor.

De volta aos gerais

A subida foi muito cansativa, pois o sol não dava trégua. Minha água estava no fim e a que restava na garrafinha estava quente, não matando mais minha cede. É para esses momentos que gosto de chupar uma bala tipo Halls preto ou chiclete de menta, refresca a boca e um pequeno gole de água parece estar gelado. Foi o que me salvou nesse dia.

Chegamos no carro e voltamos para Igatu, onde estávamos alojados. Fomos descansar.

OBS.: Algumas trilhas de cachoeira que tínhamos planejado para essa vez na Chapada Diamantina (veja nossa jornada em 2012 aqui) tiveram que ser canceladas, pois estavam secas. Por isso nosso roteiro mudou muitas vezes, mas de qualquer forma tudo que fizemos foi incrível. Aguardem as próximas postagens.

Veja o vlog desse dia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *