Dientes de Navarino: Laguna del Salto ao Cerro Bettinelli

Saindo da Laguna del Salto

12 de janeiro de 2019

Acordamos cedinho e tomamos nosso café da manhã dentro da barraca, já que estava bem frio no acampamento Laguna del Salto. Comemos farinha láctea, aveia, ovomaltine e leite. Depois de alimentados, arrumamos nossas coisas, desarmamos a barraca e começamos a caminhada do dia. Estávamos com nossos guias e amigos Erasmo e Felipe Lombardi (da agência Backpacking Brasil).

Paso Primero

As 9 horas já estávamos na trilha, que começa com o contorno da Laguna del Salto e a sua esquerda, ao fundo, a subida do Paso Primero. Levamos cerca de 1 hora até seu topo. Lá de cima, podíamos avistar a Laguna del Salto atrás de nós e o Paso Autrália a nossa frente. Desviamos um pouco para a direita da trilha para avistar três lindas lagunas sem nomes.

Chegando ao Paso Austrália

Do Paso Primero até o Paso Australia foram 40 minutos, os primeiros 20 minutos foi em nível e os últimos 20 minutos uma leve, mas longa subida. Havia pouca neve pelo caminho. Já tinha visto fotos dessa parte da trilha bem mais nevadas que a de hoje. No fundo isso foi até bom.

Achei o dia de hoje e principalmente esse paso e seus arredores muito parecido com alguns pasos de montanha do Trekking Huayhuash que fizemos no Peru.

Laguna del Paso

Chegando no Paso Australia avistamos a Laguna del Paso com sua coloração verde esmeralda, dependendo do sol. Lá de cima também avistamos nosso próximo objetivo: o Paso de los Dientes.

Seguimos pela trilha nas encostas de pedras soltas à direita da Laguna del Paso. Esse trecho é considerado um dos mais difíceis de todo o circuito, pois quando está bem nevado, fica perigoso andar por esse trecho sem saber ao certo onde fica a trilha. Como essa parte estava com pouca neve, foi bem mais fácil.

Os últimos 100 metros antes de chegar ao Paso de los Dientes a trilha fica bem íngreme, necessitando-se fazer uma pequena escalaminhada. Os ventos são fortes e com o peso das mochilas nas costas, fica fácil se desequilibrar e sair rolando penhasco abaixo. Muito cuidado! Ainda mais se o trecho estiver nevado. Do Paso Australia até o Paso de los Dientes foram 50 minutos.

Paso de los Dientes e Laguna del Picacho

Ao chegar ao Paso de los Dientes é inevitável o suspiro de prazer ao ver a Laguna del Picacho exuberante lá em baixo e o Cerro Picacho Diente de Navarino, com seus 895m de altitude, majestoso ao fundo. O vento ainda estava forte e muito frio, por isso descemos o paso o mais rápido possível. A descida é fácil e fizemos em 20 minutos.

Paso de los Dientes e Laguna del Picacho e Cerro Picacho Diente de Navarino ao fundo

Paramos nas margens da Laguna del Picacho para almoçar e descansamos alguns minutos. Seguimos descendo até uma pequena laguna sem nome, que contornamos pela direita (apesar das marcações serem para a esquerda), pois o guia disse ser mais fácil por onde fizemos.

Acampamento Base Cerro Bettinelli

Logo após essa laguna fica a bifurcação da trilha, que de um lado vai a Laguna Windhond e o outro continua pelo circuito Dientes de Navarino. Desde o princípio optamos em fazer esse circuito em 1 dia a mais para poder visitar o Cerro Bettinelli (880 m), que fica a caminho da Laguna Windhond.

Da bifurcação até o local de acampamento, aos pés do Cerro Bettinelli, andamos mais 1 hora. Passamos por várias castoneiras (lagoas construídas por castores), bosques, riachos. Uma paisagem muito bonita.

O local de acampamento era ótimo, um dos melhores de todo o circuito. Água próxima, local plano para armar barracas, área para cozinhar. Quando chegamos já havia um grupo acampado lá, com 3 barracas.

Alguns do nosso grupo seguiram rumo o cume do Cerro Bettinelli, mas como eu estava com um pouco de dor nas costas, resolvi ficar descansando.

Cerro Bettinelli

O Elio foi com o grupo que subiu o Cerro Bettinelli e levou cerca de 2 horas e meia entre ida e volta até o acampamento. O trajeto é fácil, com subidas medianas e muitas pedras, a vista lá de cima é linda!

Quando o grupo se juntou novamente fizemos nosso jantar e formos descansar.

Tem vlog desse dia, veja aqui: