Acampamento a 5.600m no San Pedro

07 e março de 2019

Acampamento a 5.100m

Acordamos cedinho, tomamos um delicioso café da manhã preparado pelos guias Pablo e Juan da Vulcano Expediciones e desmontamos o acampamento que ficamos essa noite, a 5.100m de altitude, no campo baixo dos vulcões San Pedro e San Pablo, no Atacama, Chile. Veja nesse post como foi a caminhada até aqui. Estamos próximo a Calama, norte do país, e próximo também a San Pedro de Atacama.

O objetivo de hoje, é chegar o mais próximo possível ao cume do San Pedro, com todo o equipamento de camping, para no dia seguinte, tentar seu ponto mais alto (6.145m) e descer de volta ao carro. Nunca tinha dormido em um acampamento tão alto, 5.600m, e não sabia como meu corpo reagiria a essa altitude, já que dormir em alta montanha é um dos maiores problemas dos montanhistas.

Almoço aos 5.400m

Levamos cerca de 3 horas para subir 300m, pois a trilha fica mais íngreme e o acarreo fica com pedras soltas e difícil de manter um ritmo forte. Fazíamos pausas de 15 minutos a cada uma hora de caminhada mais ou menos. Foi bem tranquilo.

Acampamento a 5.600m

Uau! Os guias são loucos! Paramos aos 5.600m e decidimos montar o acampamento ali mesmo. Estava cedo, 14:30h, mas achamos arriscado subir mais, pois a alguns metros começava a neve fofa e não havia mais áres de pedras para montar um platô de acampamento.

Os guias, com auxílio de uma pá, fizeram um platô de 5x2m para armar nossa barraca. Caraca, que empenho. Imagine cavar um buraco a 5.600m de altitude. Haja fôlego. Em menos de 45 minutos nosso acampamento já estava pronto. Valeu Pablo e Juan!

Entardecer a 5.600m

Antes mesmo do Sol se pôr, o frio já arrebatava. Usei todas as roupas que levei lá para cima. Dentro da barraca não estava tão frio quanto fora dela. O Elio ainda ficou por algum tempo depois do Sol se pôr, fotografando as lindas cores do crepúsculo.

Os guias prepararam um jantar delicioso e fomos descansar, pois no dia seguinte levantaríamos antes do sol nascer e tentar fazer o cume do vulcão San Pedro.

Veja o vlog desse dia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *