Campo base vulcão San Pedro e San Pablo

06 de março de 2019

Deixando o carro na base do vulcão San Pedro

Saímos um pouco antes do almoço de San Pedro de Atacama no Chile, com os guias da Vulcano Expediciones, com todo nosso equipamento, pois não voltaríamos mais para lá. Nosso voo de volta ao Brasil sairia de Calama, cidade de passagem para quem vai subir os vulcões San Pedro e San Pablo.

O caminho para a sua base é o mesmo para quem vai para o Vulcão Ollagüe e Aucanquilcha (Ruta 21), só que bem mais perto de Calama. A uns 5 km antes do vulcão Poruña, pegamos uma estrada de rípio que vai para o ‘Acampamento Codelco’. Já bem próximo aos vulcões San Pedro e San Pablo pegamos outro desvio, pois um trabalhador local nos disse que a ponte da estrada principal aos vulcões, tinha caído por causa das fortes chuvas.

Este segundo desvio, nos custou quase 1 hora off road, cortando o altiplano estilo ‘vara mato’ mesmo. A camionete e o motorista eram bons, pois passamos em trechos de areião que eu jurava que ficaríamos atolados.

Chegamos ao local onde se deixam os carros as 13:45h da tarde, aos 4.610m de altitude. Para mim, o primeiro erro foi essa logística do horário, chegamos muito tarde e teríamos pouco tempo de sol para chegar ao campo base dos 5.300m. Havia outro local de acampamento aos 5.100m, que pareceu mais sensato chegar, em vista do horário.

Estacionamento e o vulcão Paniri ao fundo

Subimos 500m de desnível

A trilha é bem demarcada, com caminho de pedras de cor diferenciada do resto da paisagem. As pedras não rolam soltas como a terrível subida do vulcão Águas Calientes e o ritmo foi bem melhor, apesar de ser bem íngreme.

Para mim, houve apenas um trecho mais delicado, que foi ao final de um paredão que deveríamos subir. Achei o trecho bem perigoso, íngreme, com pedras soltas e escorregadias devido a erosão e com uma certa exposição ao ‘precipício’. Mas tirando esse trecho, o restante foi bem tranquilo.

Chegamos no acampamento dos 5.100m às 18h e levaríamos mais 2h30min até os 5.300m e resolvemos parar ali mesmo, pois o sol já estava se escondendo atrás do San Pedro.

O lugar de acampamento é lindo. Fica como se fosse um anfiteatro, onde nas costas ficam o San Pedro e San Pablo e a nossa frente o majestoso Paniri. Vista incrível.

Pôr do sol

Armamos nosso acampamento e os guias nos prepararam um delicioso jantar. Assim que o sol se pôs, o frio bateu forte e nem saí mais da barraca. O Elio ainda encarou um frio intenso para fotografar o pôr do sol. E valeu a pena, as imagens ficaram lindas.

Esse acampamento foi o meu record em altitude. Eu tinha acampado a 5.000m no campo base do Pisco, no Peru e dormi muito mal. Mas como estava bem aclimatada agora, dormi super bem a 5.100m. Fomos descansar, pois no dia seguinte seguiríamos até um campo mais avançado do vulcão San Pedro.

Tem vlog desse dia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *