Cerro Plata – Vega ao acampamento Salto

30 de dezembro de 2019 – Acampamento Salto

Saindo de Vega Superior

Acordamos cedinho e depois do café da manhã maravilhoso que o pessoal do Gente de Montanha preparou para a gente, começamos a caminhada. Deixamos esse lindo acampamento, Vega Superior, e fomos rumo ao acampamento Salto. O dia amanheceu com muitas nuvens e alguns pedaços de céu azul. Muito bonito.

A trilha que sai de Vega Superior (3400 m de altitude) e leva a Salto de Água (4300m de altitude) tem cerca de 6 km e fizemos em 6 horas com quase 3 horas de paradas para descanso.

A trilha tem inclinação suave no início e bem inclinada ao final, devido à forte subida que acompanha o Salto de Água que cai a nossa esquerda, com suas águas barrentas e barulhentas.

O dia estava feio, neblina baixa e as fotos ficaram meio sem cor. Mas pessoalmente a paisagem era muito bonita, principalmente quando as nuvens davam uma trégua e podíamos ver as montanhas coloridas ao nosso redor.

Quase chegando em Salto de Água, encontramos o querido casal Helena e Paulo Coelho, também embaixadores da Curtlo e com um curriculo invejável pelas montanhas mundo afora. Claro que fotografamos esse momento tão especial.

Chegando no acampamento Salto

Nosso acampamento ficou em Salto Superior, que é um pouco acima de Salto de Água e tem um espaço bom para armar várias barracas. Ficamos bem ao lado do rio. Ali ficaríamos por 3 noites e inclusive passaríamos a virada do ano no dia seguinte.

Acampamento Salto

Curtimos o final de tarde ali, jantamos na barraca cozinha pois estava frio e ventando muito, e fomos descansar.