Trekking Cachoeira do Mixila

Mixila é uma linda cachoeira na Chapada Diamantina, próxima a Lençóis (BA), que fizemos em um trekking de 2 dias. No primeiro dia fizemos 7km e acampamos na Cachoeira do Capivari. Veja o relato do dia 1 aqui. O relato a seguir é do ‘dia 2’ dessa caminhada, chegando na cachoeira do Mixila e voltando para o carro.

10 de janeiro de 2021

Acordamos cedinho e tomamos um reforçado café da manhã. A noite no acampamento selvagem ao lado da Cachoeira do Poção foi ótima. Não fez frio e nem calor.

Seguimos rumo a Cachoeira do Mixila. A trilha é incrível: 90% dela é feita as margens do rio Capivari e 10% dela é por dentro da água. Sim, foram 2 travessias a nado para chegar até ela. Nesses trechos o cânion que se forma é tão estreito, que o único jeito de continuar é por dentro da água. É necessário saber nadar, pois mesmo com a falta de chuvas, não dá pé.

Andar dentro do estreito cânion é incrível, um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de trepar em pedras e fazer escalaminhada. Foram umas 2 horas até chegar lá.

Chegando na Cachoeira do Mixila

O Elio teve que guardar a máquina no saco estanque na parte que nadamos, então não temos fotos desse trecho. Mas no vídeo no final desse post tem as duas travessias a nado quase que por completo, tanto na ida como na volta.

Optei em fazer o trecho a nado de meias e não descalça. Sinto que as meias ‘agarram’ mais nas pedras na hora de caminhar em trechos molhados. Eu estava usando as meias Trekking da Curtlo, a melhor opção de meias para fazer trekking.

A água estava fria, no momento que entramos, mas depois ficou deliciosa. O primeiro trecho é mais longo e cheguei a cansar. O segundo trecho, apesar de ser mais curto, é bem estreito e muito lindo. Depois do segundo trecho a nado, andamos mais uns 10 minutos e chegamos na Cachoeira do Mixila. Espetacular!

Voltando para o acampamento

Ficamos mais de 1h curtindo a cachoeira do Mixila e depois voltamos. A volta sempre é mais rápida. Os dois trechos a nado pareceram até mais curtos. Chegamos no acampamento, almoçamos, descansamos um pouco (cheguei a cochilar, que delícia), desmontamos as barracas e voltamos para o estacionamento para pegar o carro e voltar para Lençóis.

A descida do Morro do Bode foi terrível, pois devia estar uns 42ºC. Um calor infernal e as águas nas garrafinhas todas quentes. Cheguei mortinha no carro. Voltamos para Lençóis e fomos descansar.

Veja o vlog desse dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *