Pai Inácio e Pratinha

11 janeiro 2021

Morro do Pai Inácio

Hoje fizemos passeios de carro mais tranquilos, nada de grandes trilhas (como Fumacinha por baixo ou Cachoeira do Mixila). Saímos de Lençóis e fomos em direção a Palmeiras, até o Morro do Pai Inácio, que fica na BR 242, a mais ou menos 26 km de Lençóis.

O carro sobe até o estacionamento e de lá pegamos uma escadaria até o topo do morro. Lá de cima dos seus 1050m de altitude, podemos avistar quase todo o Parque Nacional da Chapada Diamantina. O topo é em nível, com vegetação baixa (o que é um problema quando o sol está forte) e trilhas de acesso às vistas 360 graus da região. Por sorte, nesse dia, o sol estava escondido atrás das nuvens, saindo quase na hora da gente descer.

Levamos cerca de 30 minutos para subir, mais por causa do grande trânsito de pessoas (todo mundo resolver ir para a Bahia nessas férias), muito sem máscara (devido a pandemia) mesmo sendo obrigatório seu uso no acesso ao Parque Municipal. Paga-se entrada (em janeiro 2021 estava R$12,00 por pessoa).

Gruta Pratinha

Saímos do Pai Inácio e fomos em direção ao município de Iraquara, na Gruta da Pratinha, que fica cerca de 22 km dali. Fomos por uma estrada de chão que estava em boas condições. A gruta da Pratinha fica em uma propriedade particular (Fazenda Pratinha) e paga-se para entrar (em janeiro de 2021 estava R$50,00 por pessoa). Com esse valor da entrada você terá acesso a contemplação da Gruta da Pratinha, banho no rio Pratinha e visitação a Gruta Azul. As demais atrações são pagas a parte. A fazenda oferece banheiros e vestiários, lanchonete e restaurante. A fazenda fecha as 17h.

A Gruta Azul tem horário específico que o sol entra na boca da gruta e ilumina o lago lá dentro de tonalidade azul. Depende da época do ano da visita para saber qual o melhor horário para a visita. Em janeiro a luz entra na gruta as 15h45min e não tivemos paciência para esperar até esse horário, então não vimos essa atração.

Vale do Capão

Saindo da Gruta Pratinha seguimos rumo ao Vale do Capão (55 km), onde era nossa hospedagem.

Veja o vlog desse dia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *