Águas Claras no Vale do Capão

12 janeiro 2021

Trilha de ida a Águas Claras

No dia anterior, chegamos no Vale do Capão aqui na Chapada Diamantina, Bahia. Dormimos na pousada Pé no Mato e pedimos e reservamos nosso café da manhã bem cedinho para podermos fazer a trilha a Cachoeira Águas Claras. Mas o café da manhã atrasou bastante e tivemos que pegar os pães e sair correndo. Encontramos a nossa guia Michele Cedro que o pessoal da Chapada Trekking reservou para o dia de hoje.

A trilha tem cerca de 7 km ida, que fizemos em 2h e passa ao lado de um dos morros mais icônicos da Chapada Diamantina: Morrão. Como o sol ainda estava tímido, escondido nas nuvens do amanhecer, essa caminhada foi bem tranquila. A caminhada é em nível o tempo todo, bem tranquilo inclusive para ir com crianças.

Águas Claras fica dentro do Parque Nacional Chapada Diamantina, é proibido acampar, o máximo de pessoas por dia para visitação é 60, a cada 10 visitantes é necessário um condutor, o uso de máscara é obrigatório e o horário de funcionamento é das 8 as 18h, com entrada no máximo as 11h. Apesar dessas regras explicitas na entrada da trilha, não há portaria e nem nenhum guarda parque para averiguar se as regras estão sendo cumpridas.

Hora de se refrescar

Assim que chegamos na cachoeira Águas Claras já entramos na água, pois o sol já mostrava suas caras. O recanto tem esse nome, pois a cor da água é transparente, contrastando com a cor da água das outras localidades da região, que são escuras. Ficamos lá cerca de 2h e foi muito gostoso, nem queríamos mais voltar.

Voltando na trilha

Nem preciso dizer que a volta foi sob sol intenso né? Que calor, que canseira. A água das garrafinhas ficaram quentes e não matavam mais a sede. Mas conseguimos. Voltamos a pousada e fomos descansar.

Veja o vlog desse dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *